Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Governo de MT quer obrigar trabalhador da saúde a se vacinar

Nova portaria deve respeitar os critérios de indicação da vacina estabelecidos por plano nacional

MATO GROSSO | 02/02/2021 - 09:51:34

Secretário de Estado Saúde - Gilberto Figueiredo

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciou que deve publicar uma portaria nos próximos dias tornando a vacinação contra Covid-19 obrigatória entre os profissionais de saúde. Para ele, a baixa adesão entre a classe representa risco para as equipes hospitalares. 

Em entrevista a rádio CBN Cuiabá, Figueiredo justificou que a pandemia causada pelo novo coronavírus e o segundo pico de casos da Covid-19 no Brasil exigem estratégias de proteção coletiva. 

A nova portaria deve respeitar os critérios de indicação da vacina estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). 

"Não é muito o direito individual. Dentro do hospital não dá para tolerar um profissional de saúde que se recusa a se vacinar, porque ele coloca em risco o funcionamento do hospital e a saúde dos colegas. Vamos editar uma portaria para que nos profissionais cuja vacina é indicada, ela seja obrigatória. Não dá para termos contratado, por exemplo, um profissional da saúde, que sabia que atuaria em um hospital 100% Covid, e não quer se proteger. Coloca em risco toda a nossa equipe". 

De acordo com o secretário, o Estado tomou a decisão de vacinar 100% dos servidores das unidades que atendem exclusivamente pacientes com Covid-19 para evitar que o vírus se alastre e eleve o déficit de profissionais aptos para atuar nas unidades. 

A Secretaria de Saúde de Cuiabá divulgou que não tem contabilizado o número de pessoas do primeiro grupo da fase de vacinação que abriu mão das doses.

A Pasta tem conhecimento apenas de que muitos profissionais que estavam nas litas de prioridades encaminhadas pelos hospitais não compareceram para se vacinares. 

Por conta disso, o Município dará andamento na campanha, vacinando outro grupo de profissionais da Saúde. 

   

Menor índice de imunização

Mato Grosso tem uma das menores taxas de imunizados do Brasil, sendo 0,68% da população vacinada até o momento. Figueiredo afirmou que o papel do Estado é fazer com que as doses cheguem aos municípios, que devem coordenar a vacinação conforme estabelecido no PNI. 

Ele explicou que o fato de prefeitos e equipes de Saúde que acabaram de tomar posse em seus cargos pode comprometer a logística de vacinação neste primeiro momento. 

"Em 38 horas estivemos presente em 141 municípios dando agilidade na distribuição da vacina. A partir daí, a tarefa é Municipal, e aí temos prefeitos recém tomados posse, secretários de Saúde que acabaram de chegar e mal conseguiram construir uma equipe. Uma série de deficiências estruturais que comprometem um pouco esse desempenho. Então, nessa primeira semana justificamos um pouco esse atraso. Apelo a todos os secretários municipais de Saúde para que haja celeridade". 


Fonte: Midia News


Saúde - 09/04/2024

Pais destacam melhorias do novo pronto atendimento pediátrico da Santa Casa: “Espaço que nenhum hospital particular oferece”

Modernização do pronto atendimento pediátrico da Santa Casa amplia capacidade para 120 atendimentos diários

SAÚDE - 22/02/2024

Centro de Hemodiálise de Água Boa reduzirá sofrimento no tratamento a pacientes do Araguaia, diz Dr. Eugênio

Deputado diz que muitos obstáculos precisaram ser superados para a construção da unidade com recurso de R$ 7,2 milhões

SAÚDE - 02/02/2024

Apenas 8% tomaram vacina bivalente em MT; Saúde faz alerta

Casos de notificados da doença cresceram em janeiro na comparação com dezembro

SAÚDE - 30/01/2024

Municípios de MT voltam a recomendar uso de máscaras após aumento de casos de Covid-19 e nova variante

Em Água Boa, foram registrados 30 novos casos de Covid, além de uma morte em decorrência da doença

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-16 08:04:00' and cat='58' and cod_mega!='5505' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!