Gaúcha do Norte,13 de Junho de 2021 - Domingo

PF deflagra operação para combater tráfico de mulheres para fins de exploração sexual em MT e mais 5 estados

Operação Harem BR desarticula esquema internacional de tráfico de mulheres.

POLÍCIA | 27/04/2021 - 09:46:32


A Polícia Federal deflagrou hoje (27/4) a Operação Harem BR, que tem por objetivo desarticular um grupo criminoso voltado ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, em São Paulo.

Policiais federais deram cumprimento a 9 mandados de busca e apreensão e  a 8 mandados de prisão preventiva. Destes, 5 mandados foram incluídos na Difusão Vermelha da INTERPOL, mais precisamente no Paraguai, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Austrália, diante da suspeita de que alguns investigados estejam fora do País.

Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba, estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Goiânia/GO, Foz do Iguaçu/PR, Venâncio Aires/RS, Lauro de Freitas/BA e Rondonópolis/MT.

As investigações foram iniciadas em 2019, em inquérito policial instaurado com base em desdobramento da denominada Operação NASCOSTOS, que desarticulou um grupo de estelionatários que praticava fraudes pela internet, mediante a clonagem de cartões de crédito.

No curso dessa investigação (Operação NASCOSTOS), identificou-se que algumas das compras feitas pelos estelionatários com cartões clonados foram de passagens aéreas, as quais tiveram como destinatárias duas mulheres que viajaram a Doha/Catar. Uma vez identificadas, essas vítimas de exploração sexual relataram cerceamentos de direitos a que foram submetidas nesse destino, bem como que receberam as passagens de um indivíduo que as agenciou para a prática dos atos de prostituição.

Com o avanço das investigações, identificou-se uma rede de agenciadores/aliciadores que atuava na exploração sexual, tanto em território nacional, quanto no exterior. Até o momento, a investigação apurou que os países para os quais houve viagens para fins de exploração sexual foram Brasil, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Catar e Austrália. Há indícios, ainda, de que em algumas viagens ao Paraguai foram aliciadas/agenciadas pessoas menores de 18 anos.  

Os crimes investigados são: 
1)    favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável;
2)    tráfico de mulheres para fins de exploração sexual;
3)    falsidade material e/ou ideológica e uso de documento falso;
4)     favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual.
 
Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde, em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.


Fonte: Água Boa News

TRÁFICO - 28/05/2021

PM apreende R$ 25 milhões em cocaína escondida em caminhão; veja

Foram encontrados 770 tabletes, que totalizam 1 tonelada; na embalagem havia bandeira de Israel

CRIME - 27/05/2021

Homem estupra jovem com deficiência mental em VG

A vítima foi ouvida em depoimento especial e confirmou os fatos aos policiais civis

HOMICÍDIO - 26/05/2021

Homem é assassinado a tiros em Canarana

O crime ocorreu dentro de uma loja de serviços automotivos

POLÍCIA - 26/05/2021

Caminhão roubado em posto de combustível é recuperado por policiais civis horas após o crime em Ribeirão Cascalheira

Motorista foi abordado por bandidos armados

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2021-06-13 03:21:28' and cat='24' and cod_mega!='5653' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!