Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Dentistas da Prefeitura de Cuiabá são afastados por esquema de “rachadinha”

Profissionais da Secretaria de Saúde são investigados pelos crimes de associação criminosa e concussão

OPERAÇÃO POLICIAL | 11/05/2021 - 09:36:31

Buscas foram realizadas nas casas dos servidores investigados

A Polícia Civil deflagrou nesta terça (11) a Operação Autofagia, contra um grupo de servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá suspeitos de um esquema conhecido como "rachadinha".

Três dentistas foram afastadados de seus cargos por decisão do juízo da 7ª Vara Especializada contra o Crime Organizado.

A operação ainda cumpre cinco mandados de busca e apreensão. As buscas são realizadas nas residências dos servidores investigados.

Conforme as investigações realizadas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá,Renei Lara da Silva, facilitava a transferência de servidores da área para unidades onde estes receberiam subsídios maiores.

Em seguida, junto a outros dois dentistas, também ligados à mesma coordenadoria, passavam a pressionar e ameaçar os servidores transferidos para que estes devolvessem parte dos subsídios recebidos a título de salário.

Até o momento foram identificadas cinco vítimas do trio de dentistas, mas é possível que este número seja maior, conforme as apurações avancem.

 

Associação criminosa e concussão

Quando as investigações foram iniciadas pela Deccor, os profissionais foram afastados de suas funções. Contudo, o dentista que atuava como coordenador de Saúde Bucal de Cuiabá estaria auxiliando no plano de imunização contra a Covid-19, o que reforçou a necessidade de afastamento judicial do cargo e proibição de acesso à Secretaria de Saúde do município.

As investigações, que tiveram início em dezembro do ano passado, seguem para apurar se há outras vítimas, assim como analisar o material apreendido.

Os suspeitos responderão pelos crimes de associação criminosa e concussão (Artigo 316 do CP), que caracteriza a conduta de funcionário público quando exige vantagem indevida para si ou para terceiros, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, porém, em razão de tal função.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde afirmou que instaurou procedimento e formou uma comissão técnica para produzir um relatório, cujas informações foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual, em fevereiro deste ano.


Fonte: Midia News


Polícia - 27/03/2024

Polícia Militar lança Operação Páscoa Abençoada nesta quarta-feira (27)

Policiamento será intensificado em bairros e centros comerciais durante o grande fluxo de pessoas, devido ao feriado prolongado

Polícia - 22/03/2024

Forças de segurança frustram invasão de terras em Santo Antônio de Leverger

A equipe encontrou um veículo e duas pessoas em uma barraca de lona

Polícia - 22/03/2024

Jovem desaparecida há cinco meses é encontrada morta em região de mata em São Félix do Araguaia

A equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi acionada e identificará as circunstâncias que levaram a morte da vítima

Polícia - 20/03/2024

Carga com soja furtada de fazenda é recuperada pela PM em Confresa; caminhoneiros foram presos

Os suspeitos apresentaram notas falsas e fugiram antes de serem confrontados pela administração da fazenda

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 15:54:27' and cat='24' and cod_mega!='5671' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!