Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Candidatos lançados em MT vão concorrer pela 1ª vez ao governo

Cinco candidatos disputam o comando do Palácio Paiaguás. Partidos têm até 5 de julho para realizar registro de candidaturas no TRE.

POLÍTICA | 02/07/2014 - 07:32:43

Dos cinco candidatos, dois nunca venceram uma eleição (Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)

Dos cinco pré-candidatos que anunciaram concorrer ao governo de Mato Grosso no pleito de 2014, dois nunca venceram uma eleição e todos disputam pela primeira vez o comando do Palácio Paiaguás. A lista reúne senador, deputado, ex-vereador, jornalista e advogado, sendo eles lançados pelos partidos nas convenções encerradas na segunda-feira (30).

Entre os que nunca venceram as eleições está o jornalista José Marcondes, conhecido como “Muvuca”, que disputa o cargo de governador pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Na concorrência está o pré-candidato do PSOL José Roberto Freitas Cavalcante, que é advogado e também não obteve vitória nas urnas nos pleitos anteriores, quando concorreu aos cargos de vice-governador e de vice-prefeito.

Na contramão dos “nunca eleitos” está o pré-candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Pedro Taques, ex-procurador da República e que atualmente ocupa o cargo de senador após disputar e vencer uma eleição pela primeira vez, em 2012. O comando do Palácio Paiaguás também é almejado pelo médico e ex-vereador Lúdio Cabral (PT). Na última eleição, o petista tentou vitória nas urnas para prefeito de Cuiabá, mas saiu derrotado na campanha e voltou a atuar como médico no Programa de Saúde da Família (PSF).

Pelo Partido Social Democrata (PSD), está o deputado estadual José Geraldo Riva, que foi presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso por cinco vezes. Ele é formado em contabilidade e também já ocupou cargo de prefeito da cidade de Juara, distante 737 km de Cuiabá, no Norte do estado.

Mesmo com o cronograma e prazos estipulados pela legislação eleitoral, algumas coligações ainda estão indefinidas e até mesmo sem nomes de pré-candidatos ao cargo de vice-governador, por exemplo. Os postulantes aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais têm os nomes registrados em atas pelos diretórios durante as convenções. Para evitar fraudes, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) determinou que os partidos encaminhem até esta quarta-feira (2) ao órgão cópia das atas.

A decisão teve como objetivo evitar que os livros das atas das convenções fiquem em aberto, já que o prazo para a realização encerrou na segunda-feira (30). A medida foi sugerida pelo procurador regional eleitoral, Douglas Guilherme Fernandes, que declarou querer assegurar lisura e transparência nas eleições de 2014 no estado.

De acordo com a legislação eleitoral, os partidos políticos têm até às 19h do dia 5 para apresentar o pedido de registro de seus candidatos ao TRE-MT. Visando evitar tumultos de última hora, a Justiça Eleitoral propôs aos partidos o agendamento prévio de datas e horários para formalização do pedido de registro de candidatura.


Fonte: G1 MT


Polícia - 18/04/2024

PM e PRF prendem motorista com 350 kg de droga em malas na carroceria de caminhonete

Os agentes ainda constataram que o veículo tinha sido furtado em Cuiabá

Polícia - 17/04/2024

Condenado por oferecer propina de R$ 500 mil a policiais em Canarana, 'Abençoado' tem apelo negado

Ele chegou a recorrer no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e teve o recurso negado

Polícia - 16/04/2024

Forças de segurança de Paranatinga efetuam prisão de dois suspeitos de cometerem assassinato em Santiago do Norte

Com o apoio fundamental da Polícia Militar, conseguiu desvendar detalhes sombrios por trás do crime

Polícia - 16/04/2024

Ação integrada das forças de segurança estaduais e federais desmonta garimpo ilegal em terras indígenas

Durante a ação, 22 pás-carregadeiras e 39 motores estacionários que operavam ilegalmente foram destruídos

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 19:29:36' and cat='24' and cod_mega!='304' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!