Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Senado confirma cassação de Selma Arruda e dará posse a Carlos Fávaro

A votação foi realizada no final da sessão remota na manhã de quarta-feira (15)

POLÍTICA | 17/04/2020 - 11:55:01

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Com o placar de 5 votos a 1, a Mesa Diretora do Senado declarou a perda do mandato da senadora Selma Arruda (Podemos), cassada pela Justiça Eleitoral em duas instâncias, ambas colegiadas, por crimes de caixa 2 e abuso de poder econômico. A votação foi realizada no final da sessão remota na manhã de quarta-feira (15).

Com isso, o ex-vice governador Carlos Fávaro (PSD), terceiro colocado na disputa eleitoral de 2018 será empossado na vaga, conforme já determinou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli.

Os votos pela perda do mandato, em definitivo, da juíza aposentada que ainda recorre ao Supremo para reverter a cassação, foram dos seguintes senadores: Antônio Anastasia (PSD), Eduardo Gomes (MDB), Flávio Bolsonaro (Republicanos), Luís Carlos Heinze (PP) e Sérgio Petecão (PSD). Contra a cassação, somente o voto do corregilionario de Selma, o senador Lasier Martins (Podemos).

Durante a sessão, como já era esperado, o senador Alvaro Dias (Podemos- PR), aliado de Selma, fez sua defesa e pediu ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) que aguardasse uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) num recurso que contesta despacho monocráticao do ministro Dias Toffoli ordenando a posse de Cárlos Fávaro, terceiro colocado nas eleições de 2018.

Dias pediu alegou presidente haver muitas razões clandestinas que levam ao apressamento do processo. Argumentou quedDesde o primeiro momento houve angustia pela pressa e desespero pela celeridade, desde a tramitaççao do processo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) até a procuradoria da reúbulica.

Disse ainda ue Selma Arruda continua com sua dignidade inatacável, uma mulher honrosa, corajosa que cumpriu seu papel e está pagando muito caro por ter sido implacável quando era juíza criminal em Mato Grosso.

Tais argumentos, no entanto, não foram suficientes para impedir que os colegas senadores decretassem a perda do cargo, como já decidiu o TRE e o Tribunal Superior Eleitoral.


Fonte: Agora MT


TERRAS INDÍGENAS - 15/12/2023

Congresso derrota governo e retoma marco temporal para demarcação de terras indígenas

Entre deputados, foram 121 votos para manter e 327 para derrubar o veto e uma abstenção.

Primavera do Leste - 31/08/2023

Vereador em MT é cassado por caluniar e difamar colegas

Sessão que cassou Inspetor Adriano ocorreu na manhã de ontem (31) e durou mais de cinco horas

Mato Grosso - 04/08/2023

Deputado Estadual diz ser “absurda” nova demarcação de terras no Norte Araguaia

A terra indígena Kapôt Nhinore fica localizada nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu

POLÍTICA - 01/08/2023

Vereadores aprovam mais de 30 milhões de reais em recursos para Canarana

Foi a sessão em Canarana, entre Ordinária e Extraordinária, que se aprovou a maior quantia de recursos destinados ao Município

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 11:30:37' and cat='25' and cod_mega!='5120' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!