Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sem caixa, Taques cogita decretar estado de calamidade

Medida também pode ser anunciada por outros 13 governadores do Centro-Oeste, Nordeste e Norte

POLÍTICA | 14/09/2016 - 06:20:27

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), afirmou, em nova reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na terça-feira (13), que estuda decretar estado de calamidade diante da grave crise econômica.

A mesma medida também foi anunciada por governadores de outros 13 Estados do Centro-Oeste e Nordeste, assim como os de Tocantins e do Pará.

Segundo os governadores, diante da falta de resposta do Governo Federal após várias reuniões em busca de alternativas para aumentar os recursos, “decretar estado de calamidade parece ser a única forma de pagar as contas”.

A principal reivindicação destes Estados, responsáveis pela maior fatia da economia brasileira, é o pagamento do Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações, o FEX 2016, calculado em R$ 1,950 bilhão.

“Os Estados avisaram que vão decretar estado de calamidade, como foi feito no Rio de Janeiro, se não houver uma solução em 10 dias. Imaginem: com tantos estados decretando calamidade, isso faz com que o Brasil perca grau de investimento, porque mostra que os Estados estão quebrados", afirmou o governador.

"Os governadores do Centro-Oeste também estão conversando neste sentido”, completou.

Mato Grosso, por ser o maior exportador brasileiro, tem direito à maior fatia do FEX, previsto em R$ 450 milhões.

“Não estamos preocupados em fechar a conta do ano, mas as contas do mês. Já falta gasolina para as viaturas da polícia. Dinheiro para os hospitais. Em Mato Grosso já tivemos que fazer um Termo de Ajustamento de Conduta com os demais poderes por causa do duodécimo. A União nos deve e é direito dos Estados em relação ao FEX. É uma situação emergencial”, disse Taques ao ministro.

Os governadores cobram uma resposta da União. A última reunião com o ministro Henrique Meirelles foi realizada há 23 dias e, na ocasião, um prazo de 15 dias foi pedido pelo Governo Federal.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, falou sobre uma nova alternativa para garantir os recursos aos Estados, que tentam reorganizar as contas e superar o desequilíbrio fiscal.

“Deixamos a redação de uma emenda com o presidente da Câmara de Deputados incluindo os Estados e também os Poderes no teto de gastos da Federação. Não adianta ficarmos discutindo aqui, pedindo apoio, se não tivermos um garantidor de que nos possibilite fazer investimentos”.


Fonte: Mídia News


TERRAS INDÍGENAS - 15/12/2023

Congresso derrota governo e retoma marco temporal para demarcação de terras indígenas

Entre deputados, foram 121 votos para manter e 327 para derrubar o veto e uma abstenção.

Primavera do Leste - 31/08/2023

Vereador em MT é cassado por caluniar e difamar colegas

Sessão que cassou Inspetor Adriano ocorreu na manhã de ontem (31) e durou mais de cinco horas

Mato Grosso - 04/08/2023

Deputado Estadual diz ser “absurda” nova demarcação de terras no Norte Araguaia

A terra indígena Kapôt Nhinore fica localizada nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu

POLÍTICA - 01/08/2023

Vereadores aprovam mais de 30 milhões de reais em recursos para Canarana

Foi a sessão em Canarana, entre Ordinária e Extraordinária, que se aprovou a maior quantia de recursos destinados ao Município

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 10:49:44' and cat='25' and cod_mega!='2983' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!