Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mauro Mendes e 14 governadores fazem apelo a Bolsonaro por diplomacia com a China

O apelo se refere a busca de insumos para a produção da vacina contra a COVID-19

POLÍTICA | 21/01/2021 - 12:35:37

Um “apelo” assinado por 15 governadores, incluindo Mauro Mendes (DEM), pede ao presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), uma solução diplomática para abrir diálogo com a China e a Índia, principais fornecedores de insumos para produção de vacina contra Covid-19. Ontem (21), Mauro pediu auxílio para o presidente do Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) Thomas Law intermediar a compra de 1 milhão de doses da vacina Coronavac diretamente dos chineses.

Maior comprador de produtos brasileiros como a soja produzida em Mato Grosso, a China foi alvo de ataques nas redes sociais por parte de membros do governo federal, como ex-ministro da Educação Abraham Weintraub e o filho do presidente Bolsonaro, o deputado federal Carlos Bolsonaro (PSL).

No twitter, o deputado chegou a apagar post onde dizia que o país deveria optar por uma tecnologia 5G “sem espionagem da China”. Já as publicações de Weintraub, consideradas xenofóbicas e racistas, fazia insinuações de que a China teria interesses econômicos na crise pela pandemia de Covid.

A crise diplomática ao longo do ano passado mobilizou o setor do agronegócio, temendo problemas em torno das relações comerciais com a China. Até o ex-governador e ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP) pediu cautela por parte do setor e alertou que os chineses são parceiros comerciais.

Preocupados com a atual situação da pandemia, os governadores encaminharam um documento a Bolsonaro onde elencam as necessidades de estabelecer o diálogo diplomático, sob o risco de maiores atrasos no fornecimento de insumos para a vacina.

Um grupo ainda articula reforço junto ao Congresso Nacional, Poder Judiciário e ex-presidentes do Brasil. Além de Mauro, assinam a carta os governadores de Alagoas, Renan Filho (MDB), do Amapá, Waldez Góes (PDT), do Ceará, Camilo Santana (PT), do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Pará, Helder Barbalho (MDB), da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de São Paulo, João Doria (PSDB), do Piauí, Wellington Dias (PT) e de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD).


Fonte: RD NEWS


TERRAS INDÍGENAS - 15/12/2023

Congresso derrota governo e retoma marco temporal para demarcação de terras indígenas

Entre deputados, foram 121 votos para manter e 327 para derrubar o veto e uma abstenção.

Primavera do Leste - 31/08/2023

Vereador em MT é cassado por caluniar e difamar colegas

Sessão que cassou Inspetor Adriano ocorreu na manhã de ontem (31) e durou mais de cinco horas

Mato Grosso - 04/08/2023

Deputado Estadual diz ser “absurda” nova demarcação de terras no Norte Araguaia

A terra indígena Kapôt Nhinore fica localizada nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu

POLÍTICA - 01/08/2023

Vereadores aprovam mais de 30 milhões de reais em recursos para Canarana

Foi a sessão em Canarana, entre Ordinária e Extraordinária, que se aprovou a maior quantia de recursos destinados ao Município

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 09:23:48' and cat='25' and cod_mega!='5470' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!