Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Delegado geral anuncia mudanças na Polícia Civil de Mato Grosso

Além da renovação de todas as diretorias, mudanças em outras áreas estão em andamento

POLÍCIA | 12/01/2015 - 09:18:34

O novo chefe da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, delegado Adriano Peralta Moraes, iniciou, nesta semana, o processo de renovação de todas as seis diretorias-adjuntas e ainda da Corregedoria Geral e Academia de Polícia. 

O delegado geral disse que atuará em conformidade com a política do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que as mudanças em sua gestão são conceituais e não se trata de pessoas. 

"Estamos implantando uma nova dinâmica para equalizar e tornar igual o peso nos ombros de todos. Vamos fazer todo um reordenamento administrativo para que a atividade fim seja priorizada", destacou, por meio da assessoria de imprensa. 

Além da renovação de todas as diretorias, mudanças em outras áreas estão em andamento. Uma delas é a integração da Ouvidoria Setorial da Polícia Civil com a Corregedoria Geral. 

A estrutura da Ouvidoria passará a funcionar no prédio da Corregedoria, no bairro Bosque da Saúde, e atuará no atendimento primário do cidadão que procura a Corregedoria para efetuar denúncias, seja por e-mail, telefone ou pessoal, e no controle finalístico. 

A Polícia Comunitária também acumulará funções. O delegado coordenador de Polícia Comunitária irá atender, em caráter emergencial, as delegacias do Distrito de Nossa Senhora da Guia e Acorizal. 

No interior do Estado, o delegado regional também irá conduzir investigações como forma de amenizar o trabalho das delegacias circunscritas na Regional de Polícia, com acervo maior de inquérito policial. 

Na região metropolitana a determinação é que todos os policiais, incluindo delegados e diretores, trabalhem em escala de reforço às unidades que atuam em regime de plantão. "Queremos equalizar o serviço dos nossos três plantões de Cuiabá e Várzea Grande", disse Peralta. 

De acordo com ele, maior proximidade com o Poder Judiciário, o Ministério Público, Poderes Executivo e Legislativo e a comunidade é uma das metas que deverá ser fortalecida. 

A primeira delas será uma parceria firmada com o Ministério Público, por meio Secretaria de Segurança, para ações integradas, a exemplo de operações policiais. 

"Essa é uma gestão integrada com apoio à meritocracia (valorização dos servidores), com objetivos e critérios transparentes", afirmou. 

"Estamos promovendo um choque de gestão com medidas impopulares necessárias para o enfrentamento da criminalidade no Estado", ressaltou. "Mas também uma gestão participativa envolvendo todas as categorias", completou. 

Atendimento

Para melhorar o primeiro atendimento da Polícia Judiciária Civil, que é o registro de boletim de ocorrência, e também o trabalho administrativo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) estuda contratar, em caráter emergencial, com dispensa de licitação, uma empresa terceirizada para prestar o serviço nas delegacias de polícias, sob a supervisão do delegado titular da unidade. 

Força operacional - Outra medida para fazer frente à criminalidade será o fortalecimento da Gerência de Operações Especiais (GOE), que atuará como força operacional de pronta resposta nos crimes violentos. 

Os policiais passarão a atuar diretamente em investigações que necessitem de ação imediata, como nos casos de homicídios, roubos, latrocínios na Baixada Cuiabana, além dos roubos a bancos, carros-fortes e conflitos agrários. 

O grupamento de elite da Polícia Civil continuará oferecendo apoio operacional a todas as unidades da Capital e do interior. 

Plantão da Diretoria

A Diretoria Geral criou o plantão da Diretoria Metropolitana para atendimento às unidades policiais. Um celular foi disponibilizado 24 horas, de segunda a domingo, fins de semana e feriados para suporte às delegacias que precisam de apoio imediato da Diretoria, nos casos graves, de repercussão, além de problemas internos que necessitem de solução rápida para a prestação do serviço policial. 

Adriano Peralta ingressou na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso em abril de 1997. Atuou como corregedor auxiliar da Polícia Civil por sete anos, desde 2007. 

Foi presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia; titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos e trabalhou por 9 anos no interior do Estado. 

Antes de entrar na Polícia Civil, foi advogado e professor de contabilidade pública. Possui título de especialização em Segurança Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cursos de inteligência policial e gerenciamento de crises. 


Fonte: Clique F5


TERRAS INDÍGENAS - 15/12/2023

Congresso derrota governo e retoma marco temporal para demarcação de terras indígenas

Entre deputados, foram 121 votos para manter e 327 para derrubar o veto e uma abstenção.

Primavera do Leste - 31/08/2023

Vereador em MT é cassado por caluniar e difamar colegas

Sessão que cassou Inspetor Adriano ocorreu na manhã de ontem (31) e durou mais de cinco horas

Mato Grosso - 04/08/2023

Deputado Estadual diz ser “absurda” nova demarcação de terras no Norte Araguaia

A terra indígena Kapôt Nhinore fica localizada nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu

POLÍTICA - 01/08/2023

Vereadores aprovam mais de 30 milhões de reais em recursos para Canarana

Foi a sessão em Canarana, entre Ordinária e Extraordinária, que se aprovou a maior quantia de recursos destinados ao Município

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 22:10:46' and cat='25' and cod_mega!='950' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!