Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Vai a 42 o número de mortos em naufrágio nas Filipinas

Balsa com 173 passageiros e 16 tripulantes virou em área de grandes ondas

MUNDO | 03/07/2015 - 07:40:09

Equipes de resgate procuram por sobreviventes ou corpos após naufrágio nas Filipinas

Pelo menos 42 pessoas morreram e outras 11 continuam desaparecidas após o naufrágio de quinta-feira (2) de uma balsa na qual viajavam 173 passageiros e 16 tripulantes em Ormoc, na região central das Filipinas, informaram nesta sexta (3) fontes policiais.

As equipes de resgate recuperaram mais seis corpos depois que os mergulhadores conseguiram acessar o interior da embarcação, antes que as buscas fossem suspensas por causa do mau tempo, segundo a emissora "CNN Philippines".

Vários sobreviventes afirmaram que a embarcação virou de forma repentina devido às fortes ondas na região. Muitos dos passageiros não tiveram tempo de sair antes que o barco afundasse.

A Guarda Costeira das Filipinas disse que vai investigar se o acidente foi causado por erro humano, já que a embarcação tombou para a direita de forma brusca.

As autoridades afirmam que a embarcação, com capacidade para 178 passageiros, não transportava mais pessoas que o permitido, mas os sobreviventes indicam que a possível sobrecarga do MV Kim Nirvana-B, que também transportava centenas de sacos de cimento e arroz, pode ter levado ao acidente.

O presidente do país, Benigno Aquino, ordenou uma investigação imediata e exaustiva para apurar o ocorrido. "A Guarda Costeira das Filipinas enviou uma equipe de investigação de acidentes marítimos que está analisando vários aspectos, como a possibilidade de sobrecarga da embarcação e as aptidões do capitão e seus oficiais", disse a porta-voz da presidência, Abigail Valte.

Tanto o capitão como a tripulação estão sob custódia da Guarda Costeira das Filipinas.

A embarcação MV Kim Nirvana-B se dirigia para a ilha de Camotes, que fica a cerca de 40 km a sudoeste de Ormoc, quando se deparou com fortes ondulações e afundou a aproximadamente 100 metros de distância do porto de partida.

Dezenas de pessoas morrem todos os anos em acidentes marítimos nas Filipinas, a maioria em naufrágios causados pelo mau tempo, pelo descumprimento das normas de segurança, pela manutenção deficiente dos equipamentos e por sobrecarga.

O acidente mais grave na história moderna da navegação comercial aconteceu nas Filipinas em 1987, quando a embarcação Doña Paz naufragou após colidir com um navio petroleiro e 4.341 pessoas morreram.


Fonte: G1


GUERRA - 10/10/2023

O que provocou a guerra entre Israel e o Hamas? Entenda

A ofensiva do grupo militante em Gaza representa um grande fracasso da inteligência de Tel-Aviv. As consequências devem ser duradouras

POLÍTICA - 10/08/2023

Candidato a presidência do Ecuador foi assassinado a tiros após sair de comício; 06 suspeitos foram presos

Um suspeito foi morto durante troca de tiros com seguranças; Fernando Villavicencio morreu após ser baleado ao sair de um comício político

NOVIDADE - 06/07/2023

Instagram lança Threads, app rival do Twitter; saiba como funciona

Lançamento foi antecipado pela empresa de Mark Zuckerberg após Twitter anunciar limite para leitura de posts

TRAGÉDIA - 23/06/2023

Naufrágio de barco de refugiados na Grécia: veja o que se sabe até agora

Cerca de 700 migrantes estavam em embarcação, que seguia para a Itália. Apenas 104 foram resgatadas

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 11:40:47' and cat='59' and cod_mega!='1396' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!