Gaúcha do Norte,12 de Novembro de 2018 - Segunda Feira

Turquia derruba avião militar perto de fronteira com a Síria

Fontes da Reuters disseram que o avião seria de fabricação russa

24/11/2015 - 06:05:58


Foto de arquivo mostra jato F-16 da aviação turca em base militar em Konya em 28 de abril. Jatos turcos derrubaram um avião de guerra não identificado que invadiu o espaço aéreo do país nesta terça-feira (24) (Foto: Umit Bektas/Reuters)

A aviação turca derrubou um avião militar não-identificado que havia violado seu espaço aéreo perto da fronteira com a Síria nesta terça-feira (24), informaram os canais de televisão turcos NTV e a CNN-Turk, citando fontes militares.

As televisões difundiram imagens da queda do avião em chamas nas montanhas perto da fronteira turca, na província de Hatay. “Estamos tentando identificar a nacionalidade do avião”, declarou um oficial turco à AFP.

Segundo a Reuters, fontes presidenciais disseram que o jato derrubado era um Su-24 de fabricação russa.

Imagens da agência turca Anadolu mostraram dois pilotos deixando a aeronave derrubada utilizado paraquedas.

Segundo a Reuters, o avião foi derrubado por jatos F-16 turcos. Um oficial militar turco disse que a aeronave ignorou alertas feitos pela aviação local antes de ser derrubado.

O gabinete do primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, disse que ele falou com o chefe das Forças Armadas e com o Ministro das Relações Exteriores sobre acontecimentos na fronteira. O comunicado não mencionava a queda do jato.

O premiê ordenou que o ministro das Relações Exteriores entre em contato com a Otan, a ONU e países relacionados aos acontecimentos na região sobre o que aconteceu na fronteira.

O presidente do país Recep Erdogan, foi avisado sobre os acontecimentos e irá conversar com o primeiro-ministro.


Fonte: G1


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!