Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Supostos traficantes são detidos na Itália por tragédia no Mediterrâneo

49 migrantes morreram asfixiados durante travessia no sábado

MUNDO | 18/08/2015 - 10:38:58

Migrantes desembarcam de navio da Guarda Costeira da Croácia no porto de Augusta, na Itáia, no domingo (16)

A polícia deteve oito pessoas suspeitas de ser os traficantes que organizaram uma travessia clandestina no Mediterrâneo, na qual morreram asfixiados no sábado (15) 49 migrantes, anunciaram as autoridades italianas nesta terça-feira.

Entre os detidos, está um marroquino de 20 anos suspeito de ser o capitão do navio onde ocorreu a tragédia, um barco de 13 metros de comprimento no qual 362 pessoas viajavam.

As outras sete pessoas estavam encarregadas de manter a ordem e, em particular, impedir que os passageiros que viajavam no porão do barco subissem à ponte.

Estas pessoas espancaram "na cabeça, com socos e pontapés, bastões e cintos as pessoas que queriam subir para ter ar", disse em uma coletiva de imprensa Michelangelo Patane, procurador-adjunto de Catania, Sicilia, onde se encontram desde segunda-feira os sobreviventes e os cadáveres dos falecidos.

As vítimas morreram em poucas horas "provavelmente devido à falta de ar e à fumaça do motor", acrescentou o procurador, que atribuiu a responsabilidade da tragédia às modalidades da viagem e à atitude da tripulação.

Os supostos traficantes, todos identificados entre os sobreviventes da travessia, são dois marroquinos e quatro líbios de 18 a 20 anos. Além disso foram detidos um marroquino de 30 anos e um sírio de 17, transferido a um centro de detenção de menores.

As vítimas eram provenientes da África subsaariana, do Paquistão e de Bangladesh, segundo a Organização Internacional de Migrações (OIM).

Entre os migrantes que chegaram na segunda-feira a Catânia também há 116 marroquinos.


Fonte: G1


GUERRA - 10/10/2023

O que provocou a guerra entre Israel e o Hamas? Entenda

A ofensiva do grupo militante em Gaza representa um grande fracasso da inteligência de Tel-Aviv. As consequências devem ser duradouras

POLÍTICA - 10/08/2023

Candidato a presidência do Ecuador foi assassinado a tiros após sair de comício; 06 suspeitos foram presos

Um suspeito foi morto durante troca de tiros com seguranças; Fernando Villavicencio morreu após ser baleado ao sair de um comício político

NOVIDADE - 06/07/2023

Instagram lança Threads, app rival do Twitter; saiba como funciona

Lançamento foi antecipado pela empresa de Mark Zuckerberg após Twitter anunciar limite para leitura de posts

TRAGÉDIA - 23/06/2023

Naufrágio de barco de refugiados na Grécia: veja o que se sabe até agora

Cerca de 700 migrantes estavam em embarcação, que seguia para a Itália. Apenas 104 foram resgatadas

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 13:52:06' and cat='59' and cod_mega!='1550' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!