Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Partido de Macron vence eleição legislativa francesa marcada por abstenção recorde

O partido do presidente, A República em Marcha, ocupará 355 cadeiras na Assembleia Nacional

MUNDO | 18/06/2017 - 20:57:47

Confirmando as previsões, o novo partido A República em Marcha, do presidente Emmanuel Macron, foi o grande vencedor das eleições legislativas francesas neste domingo (18), com 355 lugares dos 577 que compõem a Assembleia Nacional da França.

O conservador Os Republicanos foi o segundo mais votado com cerca de 125 cadeiras. O partido Socialista ficou com 49 cadeiras, seguido pelo de extrema direita Frente Nacional, da ex-candidata a presidência da França Marine Le Pen, com apenas 8 cadeiras.

Le Pen foi uma das deputadas eleitas de seu partido, segundo a AFP. No entanto, ela perdeu dois grandes aliados do partido que não conseguiram se eleger: Florian Philippot e Gilbert Collard, de acordo com a Reuters.

Os cerca de 47 milhões de eleitores convocados para o segundo turno da eleição legislativa francesa não se mobilizaram para o pleito. Menos da metade foi às urnas neste domingo, segundo o jornal "Le Monde". O levantamento divulgado por volta das 17h (no horário local) mostra que 35,33% compareceram às urnas, enquanto na semana passada 40,75% dos eleitores votaram.

As eleições acontecem novamente em meio a um forte esquema de segurança, com 50 mil agentes destacados em todo o país, já que a França permanece em estado de emergência desde a onda de atentados ao país de 2015.

Oposição

O coordenador da campanha do partido de direita Os Republicanos, François Baroin, se declarou hoje como "principal força opositora" ao presidente Macron e anunciou uma "oposição firme" a suas políticas.

"Macron tem o conjunto de poderes. Lhe desejo boa sorte, mas nós conseguimos um grupo suficientemente importante para fazer escutar nossas demandas e convicções. Vamos deixar claro nossas diferenças, em especial, no aspecto fiscal", disse Baroin.

As pesquisas mostram que Os Republicanos terão entre 95 e 133 deputados na Assembleia Nacional, um de seus piores resultados, mas se converteram na segunda força parlamentária, pouco mais de um mês após seu candidato, François Fillon, ficar em terceiro nas eleições presidenciais.

 


Fonte: G1


Mundo - 03/04/2024

WhatsApp fora do ar: app dá erro de “procurando novas mensagens”

Pane afeta versões do WhatsApp para Android e iPhone, além dos programas para computador WhatsApp Web e WhatsApp Desktop.

GUERRA - 10/10/2023

O que provocou a guerra entre Israel e o Hamas? Entenda

A ofensiva do grupo militante em Gaza representa um grande fracasso da inteligência de Tel-Aviv. As consequências devem ser duradouras

POLÍTICA - 10/08/2023

Candidato a presidência do Ecuador foi assassinado a tiros após sair de comício; 06 suspeitos foram presos

Um suspeito foi morto durante troca de tiros com seguranças; Fernando Villavicencio morreu após ser baleado ao sair de um comício político

NOVIDADE - 06/07/2023

Instagram lança Threads, app rival do Twitter; saiba como funciona

Lançamento foi antecipado pela empresa de Mark Zuckerberg após Twitter anunciar limite para leitura de posts

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 23:20:25' and cat='59' and cod_mega!='3555' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!