Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Paquistão começa a levar ajuda para regiões mais atingidas por terremoto

Tremor matou mais de 200 e feriu mais 1.650 pessoas no país. Número pode aumentar

MUNDO | 27/10/2015 - 06:27:19

Soldados paquistaneses carregam comida para sobreviventes

A ajuda de emergência começou a chegar nesta terça-feira (27) a algumas das áreas mais atingidas no Paquistão pelo terremoto registrado na segunda (26) na região montanhosa de Hindu Kush, no nordeste do Afeganistão, e que, segundo os últimos dados, causou pelo menos 231 mortos e 1.652 feridos em território paquistanês.

"Equipamentos médicos e de resgate já chegaram a algumas das áreas atingidas, mas há outros muitos locais aos quais não foi possível o acesso devido às dificuldades do terreno", explicou o porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA, sigla em inglês) do Paquistão, Ahmed Kamal.

Segundo o porta-voz, o governo enviou um helicóptero, um hospital móvel, 2 mil cobertores e o mesmo número de tendas de campanha e de isolantes térmicos para a província de Khyber Pakhtunkhwa, que faz fronteira com o Afeganistão e foi o local mais atingido pelo terremoto em território paquistanês.

Kamal explicou que essa província concentra o maior número de mortos e feridos, com 184 e 1.456, respectivamente. No total, ao se somar esse número com os registrados no resto do país, os mortos chegam a 231.

Nas Áreas Tribais de Administração Federal (Fata, sigla em inglês), a segunda região mais atingida pelo terremoto no Paquistão e que também faz fronteira com o Afeganistão, 32 pessoas morreram e 90 ficaram feridas.

Em outras partes do país menos afetadas pelo tremor também houve vítimas, como em Gilgit, com nove mortos e 30 feridos; no Punjab, com cinco mortos e 67 feridos, e na Caxemira paquistanesa, com um morto e nove feridos.

Além disso, o número de casas que acabaram destruídas ou seriamente danificadas chega a 3.060, sendo a província de Khyber Pakhtunkhwa a área mais atingida com 2.097, seguida das áreas tribais com 737.

O epicentro do terremoto foi registrado na região montanhosa de Hindu Kush, que faz parte da cordilheira do Himalaia e está localizada nos territórios de Afeganistão e Paquistão, um local pouco habitado.

Apesar da distância do epicentro do terremoto, os tremores foram sentidos até em Nova Délhi, a capital da Índia.

No Afeganistão, pelo menos 84 pessoas morreram, mas esse número pode aumentar consideravelmente quando a comunicação for restabelecida com as áreas mais isoladas do território e se saiba o alcance real da catástrofe.

Este terremoto é o de maior intensidade na região do Himalaia, uma área de alta atividade sísmica, desde abril, quando um tremor de magnitude 7,8 sacudiu o Nepal e deixou aproximadamente 9 mil mortos.


Feridos são tratados em um hospital de Peshawar


Fonte: G1


Mundo - 03/04/2024

WhatsApp fora do ar: app dá erro de “procurando novas mensagens”

Pane afeta versões do WhatsApp para Android e iPhone, além dos programas para computador WhatsApp Web e WhatsApp Desktop.

GUERRA - 10/10/2023

O que provocou a guerra entre Israel e o Hamas? Entenda

A ofensiva do grupo militante em Gaza representa um grande fracasso da inteligência de Tel-Aviv. As consequências devem ser duradouras

POLÍTICA - 10/08/2023

Candidato a presidência do Ecuador foi assassinado a tiros após sair de comício; 06 suspeitos foram presos

Um suspeito foi morto durante troca de tiros com seguranças; Fernando Villavicencio morreu após ser baleado ao sair de um comício político

NOVIDADE - 06/07/2023

Instagram lança Threads, app rival do Twitter; saiba como funciona

Lançamento foi antecipado pela empresa de Mark Zuckerberg após Twitter anunciar limite para leitura de posts

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 23:28:37' and cat='59' and cod_mega!='1841' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!