Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Muçulmanos celebram o fim do Ramadã

Período de jejum foi marcado por série de ataques sangrentos

MUNDO | 06/07/2016 - 12:00:55

Muçulmanos se reúnem nesta quarta-feira (6) em frente à Mesquita do Profeta, em Medina, para a oração do Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã (Foto: AFP)

Os muçulmanos celebram nesta quarta-feira (6) o fim do Ramadã, o mês sagrado durante o qual eles jejuam do alvorecer até o anoitecer. O Eid al-Fitr que marca o fim deste período acontece após uma série de ataques sangrentos na Arábia Saudita, na Turquia, em Bangladesh e no Iraque.

Ainda durante a madrugada aconteceu a primeira oração do dia, com destaque especial para a Esplanada das Mesquitas em Jerusalém Oriental, onde se reuniram 150 mil fiéis, de acordo com o Waqf, o organismo que administra o local sagrado, segundo a France Presse.

Na Síria, o presidente sírio Bashar al-Assad viajou até Homs, na região central do país, para acompanhar a oração do Eid al-Fitr na mesquita Safa, no bairro de Akrama. Desde o início da guerra civil em 2011, Assad praticamente não sai da capital Damasco, segundo a France Presse.

Com uma trégua que vigora há alguns meses, a cidade está sob controle do governo, mas alguns bairros periféricos seguem dominados pelos rebeldes. Nesta quarta, o exército sírio decretou um cessar-fogo de 72 horas em todo o país.

Ataques
No domingo (3), um ataque deixou mais de 200 mortos no distrito xiita de Al Karrada quando um suicida detonou um caminhão frigorífico que trafegava no meio de uma multidão reunida perto de uma sorveteria.

Na segunda-feira (4), um atentado deixou quatro mortos na Mesquita do Profeta na cidade sagrada saudita de Medina, o que provocou reações na comunidade muçulmana em vários países. O ataque não foi reivindicado, mas as suspeitas apontam para o grupo extremista Estado Islâmico (EI), que encorajou seus seguidores a lançar atentados durante o Ramadã.

Nas últimas semanas, o grupo extremista reivindicou ou teve atribuídos massacres em Orlando, Istambul, Daca e Bagdá.


Fonte: G1


Mundo - 03/04/2024

WhatsApp fora do ar: app dá erro de “procurando novas mensagens”

Pane afeta versões do WhatsApp para Android e iPhone, além dos programas para computador WhatsApp Web e WhatsApp Desktop.

GUERRA - 10/10/2023

O que provocou a guerra entre Israel e o Hamas? Entenda

A ofensiva do grupo militante em Gaza representa um grande fracasso da inteligência de Tel-Aviv. As consequências devem ser duradouras

POLÍTICA - 10/08/2023

Candidato a presidência do Ecuador foi assassinado a tiros após sair de comício; 06 suspeitos foram presos

Um suspeito foi morto durante troca de tiros com seguranças; Fernando Villavicencio morreu após ser baleado ao sair de um comício político

NOVIDADE - 06/07/2023

Instagram lança Threads, app rival do Twitter; saiba como funciona

Lançamento foi antecipado pela empresa de Mark Zuckerberg após Twitter anunciar limite para leitura de posts

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 15:00:10' and cat='59' and cod_mega!='2779' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!