Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Kim Jong-un justifica teste nuclear norte-coreano

Bomba H seria necessária para evitar uma guerra nuclear com os EUA

MUNDO | 10/01/2016 - 10:54:58

O dirigente norte-coreano Kim Jong-un justificou neste domingo (10) o primeiro teste de bomba de hidrogênio de seu país, anunciado como uma necessidade para evitar uma guerra nuclear com os Estados Unidos.

Esta foi a primeira declaração do líder do regime norte-coreano desde que Pyongyang anunciou, na quarta-feira (6), um teste bem sucedido com a bomba H.

O anúncio do quarto teste nuclear norte-coreano provocou muitas condenações internacionais, mas quase todos os especialistas duvidam que a arma utilizada tenha sido uma bomba de hidrogênio, como Pyongyang deseja que o mundo acredite. A tensão com a Coreia do Sul aumentou nos últimos dias.

O teste nuclear era "uma medida de autodefesa para defender a paz de maneira eficaz na península coreana e a segurança nacional ante os riscos de guerra nuclear provocados pelos imperialistas liderados pelos Estados Unidos", declarou Kim Jong-un, segundo a agência oficial KCNA.

"Se trata do direito legítimo de um Estado soberano, de uma ação justa que ninguém pode criticar", completou.

O dirigente norte-coreano visitou unidades das Forças Armadas para felicitá-las pelo "sucesso" do teste nuclear, informou a KCNA, sem revelar uma data precisa.

Pyongyang acusa regularmente de belicismo os Estados Unidos e sua aliada Coreia do Sul.

As declarações foram divulgadas após um comentário oficial publicado na sexta-feira pela KCNA, segundo o qual os destinos de Saddam Hussein no Iraque e de Muamar Khadafi naLíbia mostram o que acontece quando um país renuncia a suas ambições nucleares.

Após o teste nuclear, muitas consultas diplomáticas foram realizadas, depois de uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU, que prometeu endurecer o leque de sanções já aplicadas contra a Coreia do Norte por seus testes anteriores (2006, 2009 e 2013).

O aliado mais importante da Coreia do Norte, a China, também expressou irritação.

A Coreia do Sul retomou na sexta-feira a campanha de difusão de mensagens de propaganda na fronteira com a Coreia do Norte, que respondeu afirmando que a península se encontra "à beira da guerra".

Uma bomba H operacional, muito mais potente que a bomba atômica comum, seria um enorme passo adiante para Pyongyang, que está proibido pela ONU de desenvolver um programa nuclear ou balístico.

Mas quase todos os especialistas consideraram muito reduzida para uma bomba H a energia gerada pela explosão, estimada inicialmente entre 6 e 9 quilotons.


Fonte: G1


Mundo - 03/04/2024

WhatsApp fora do ar: app dá erro de “procurando novas mensagens”

Pane afeta versões do WhatsApp para Android e iPhone, além dos programas para computador WhatsApp Web e WhatsApp Desktop.

GUERRA - 10/10/2023

O que provocou a guerra entre Israel e o Hamas? Entenda

A ofensiva do grupo militante em Gaza representa um grande fracasso da inteligência de Tel-Aviv. As consequências devem ser duradouras

POLÍTICA - 10/08/2023

Candidato a presidência do Ecuador foi assassinado a tiros após sair de comício; 06 suspeitos foram presos

Um suspeito foi morto durante troca de tiros com seguranças; Fernando Villavicencio morreu após ser baleado ao sair de um comício político

NOVIDADE - 06/07/2023

Instagram lança Threads, app rival do Twitter; saiba como funciona

Lançamento foi antecipado pela empresa de Mark Zuckerberg após Twitter anunciar limite para leitura de posts

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 10:18:55' and cat='59' and cod_mega!='2080' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!