Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Especialista alerta sobre ameaça de zika em região africana que teve ebola

OMS anunciou nesta quinta-feira fim de surto de ebola em Serra Leoa

SAÚDE | 18/03/2016 - 07:12:53

O vírus da zika é uma ameaça importante para a África Ocidental, região que foi acometida pela recente epidemia de ebola, alerta o especialista em doenças infecciosas Daniel Lucey em artigo publicado na revista "Health Security" nesta quinta-feira (17).

Para ele, há uma necessidade urgente de disponibilizar testes rápidos de zika para Libéria, Guiné e Serra Leoa. A preocupação se deve ao surto de zika que afeta Cabo Verde, país que fica em arquipélago no Oceano Atlântico a 570 km da costa da África Ocidental. Nesta quarta-feira, o país reportou o primeiro caso de microcefalia possivelmente relacionado à zika.

Lucey, que é professor da Escola de Medicina da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, e que passou vários meses atendendo pacientes com ebola na África em 2014, chama a atenção para o fato de os sintomas de zika serem parecidos com os sintomas iniciais do ebola.

"A apresentação clínica da infecção por vírus da zika, apesar de extremamente amena em comparação com os casos típicos de ebola, pode provocar uma confusão inicial porque os dois podem provocar febre, dor nos músculos e articulações, olhos vermelhos e manchas na pele", afrimou o especialista. "Se um paciente com infecção pelo vírus da zika levantar suspeitas de uma  potencial infecção por ebola, então uma sequência desnecessária de ações médicas, sociais, políticas e de saúde pública poderia ser desencadeada."

Em fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou Libéria, Serra Leoa e Guiné na categoria de risco alto ou moderado para o vírus da zika.

Fim do surto em Serra Leoa
Nesta quinta-feira (17), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim de um novo surto de ebola em Serra Leoa. O anúncio significaria o fim da transmissão do vírus na África Ocidental.

Porém, horas depois da comunicação da OMS, duas pessoas tiveram o diagnóstico de ebola na Guiné, segundo o porta-voz da Coordenação Nacional da Luta contra Ebola no país.


Fonte: G1


Mundo - 03/04/2024

WhatsApp fora do ar: app dá erro de “procurando novas mensagens”

Pane afeta versões do WhatsApp para Android e iPhone, além dos programas para computador WhatsApp Web e WhatsApp Desktop.

GUERRA - 10/10/2023

O que provocou a guerra entre Israel e o Hamas? Entenda

A ofensiva do grupo militante em Gaza representa um grande fracasso da inteligência de Tel-Aviv. As consequências devem ser duradouras

POLÍTICA - 10/08/2023

Candidato a presidência do Ecuador foi assassinado a tiros após sair de comício; 06 suspeitos foram presos

Um suspeito foi morto durante troca de tiros com seguranças; Fernando Villavicencio morreu após ser baleado ao sair de um comício político

NOVIDADE - 06/07/2023

Instagram lança Threads, app rival do Twitter; saiba como funciona

Lançamento foi antecipado pela empresa de Mark Zuckerberg após Twitter anunciar limite para leitura de posts

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-16 14:24:43' and cat='59' and cod_mega!='2338' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!