Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Atentado em aeroporto da Turquia deixa ao menos 28 mortos

Duas explosões sacudiram terminal, que é o maior da capital Istambul

MUNDO | 29/06/2016 - 12:00:12

Uma dupla explosão deixou pelo menos 28 mortos e mais de 60 feridos na noite de terça-feira (28) no aeroporto internacional Mustafa Kemal Atatürk, em Istambul, o maior terminal aéreo da Turquia.

A informação sobre o número de mortos foi entregue pelo governador de Istambul, Vasip Sahin. Segundo o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, trata-se de um ataque terrorista.

Nenhum grupo, no entanto, reivindicou a ação até o momento. Nos últimos meses, a cidade foi atingida por atentados feitos por militantes curdos e pela facção terrorista Estado Islâmico.

Em discurso no Parlamento, Bozdag afirmou que, por volta das 21h50 locais (15h50 em Brasília), dois homens armados com fuzis AK-47 trocaram tiros com policiais na entrada do terminal internacional de passageiros e, em seguida, os autores detonaram os explosivos.

Testemunhas disseram à TV americana NBC que um policial tentou imobilizar um dos homens antes que ele detonasse os explosivos. Nas redes sociais, passageiros publicaram fotos de pessoas feridas dentro e fora do terminal.

A explosão ocorreu em um posto de controle na entrada do terminal. Aeroportos turcos têm áreas de controle de segurança em ambas as entradas dos terminais, além do controle de raio-x nos portões de embarque.

Os feridos foram socorridos em ambulâncias e táxis estacionados no desembarque do aeroporto. O chefe do Crescente Vermelho turco, Kerem Kinik, pediu que a população doe sangue para socorrer os feridos.

Devido ao atentado, os voos previstos para Istambul estão sendo desviados para Ancara e Esmirna, no oeste do país. O voo TK16 da Turkish Airlines, que saiu de São Paulo para Istambul, pousou no Atatürk às 21h54 locais, quatro minutos depois do horário dito pelas autoridades. Não há informações, no entanto, sobre se os passageiros chegaram a desembarcar ou ainda estão nos aviões.

Há vários meses, a Turquia se encontra em estado de alerta por uma série inédita de atentados atribuídos ao grupo extremista EI (Estado Islâmico) ou relacionados com o reinício do conflito curdo.

O último grande ataque a Istambul ocorreu no dia 7 de junho, quando ao menos 11 pessoas morreram -sete policiais e quatro civis- e mais de 36 ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba em um bairro histórico da cidade.

Antes, dois atentados suicidas atribuídos ao EI já haviam sido registrados em áreas turísticas de Istambul.

Em 19 de março, um homem-bomba atacou uma via comercial do centro e matou quatro turistas estrangeiros (três israelenses e um iraniano).

Em janeiro, outro atentado suicida matou 12 turistas alemães no centro histórico da cidade.

Quando os ataques miram as forças de segurança, as autoridades os atribuem aos rebeldes curdos, que lutam contra o exército turco no sudeste do país.

Os atentados abalaram o setor de turismo na Turquia, com uma queda do número de visitantes de 28% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2015. A queda mensal foi a maior em 17 anos e preocupa o governo.

A Turquia, membro da Otan (aliança militar ocidental) e da coalizão liderada pelos Estados Unidos que luta contra o EI no Iraque e na Síria, havia intensificado as operações contra a facção na região norte da Síria, onde os extremistas controlam muitas áreas próximas à fronteira.

De acordo com analistas, isso deixa o país mais vulnerável ao risco de atentados.


Fonte: FOLHAPRESS


Mundo - 03/04/2024

WhatsApp fora do ar: app dá erro de “procurando novas mensagens”

Pane afeta versões do WhatsApp para Android e iPhone, além dos programas para computador WhatsApp Web e WhatsApp Desktop.

GUERRA - 10/10/2023

O que provocou a guerra entre Israel e o Hamas? Entenda

A ofensiva do grupo militante em Gaza representa um grande fracasso da inteligência de Tel-Aviv. As consequências devem ser duradouras

POLÍTICA - 10/08/2023

Candidato a presidência do Ecuador foi assassinado a tiros após sair de comício; 06 suspeitos foram presos

Um suspeito foi morto durante troca de tiros com seguranças; Fernando Villavicencio morreu após ser baleado ao sair de um comício político

NOVIDADE - 06/07/2023

Instagram lança Threads, app rival do Twitter; saiba como funciona

Lançamento foi antecipado pela empresa de Mark Zuckerberg após Twitter anunciar limite para leitura de posts

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 02:16:41' and cat='59' and cod_mega!='2742' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!