Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Vereador e servidores são indiciados por esquema em processo licitatório

Por força judicial, Josafá Martins Barboza foi afastado das funções

PRIMAVERA DO LESTE | 04/12/2015 - 07:11:38

O vereador de Primavera do Leste, Josafá Martins Barboza, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado (MPE) por fraude em processo licitatório de compra de equipamentos de informática e monitoramento eletrônico. Por força judicial o parlamentar foi afastado das funções.

No mesmo processo o órgão fiscalizador ainda arrolou com envolvidos no esquema dois servidores da Câmara, Lourival Rodrigues Costa e Alexandro Oliveira da Silva, além de uma empresária.

Durante as investigações foram cumpridos mandados de busca e apreensão no legislativo e os dois servidores chegaram a ser preso, mas Alexandro já foi liberado. Consta na denúncia, que além de falsificar orçamentos para embasar licitações, foram constatados que alguns equipamentos adquiridos possuíam característica inferior a que foi especificada no certame.

"Outro fato que reforça o prévio conluio da representante legal da empresa é o valor pago acima do valor de mercado dos produtos e serviços", destacou o MPE.

O promotor de justiça citou que o presidente da câmara suspendeu, sem formalidades, o processo licitatório que estava em andamento para comprar os computadores através de adesão à ata do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas para que isso ocorresse os envolvidos alteraram os preços de um orçamento feito com empresário da cidade.

"Para justificar o preço acima do montante inicialmente ofertado e, também, escapar da obrigatoriedade do processo licitatório, os denunciados fragmentaram as compras e serviços em três empenhos. Note-se que, para evitar percepção da fraude, a compra dos equipamentos [...] foram fragmentados nos empenhos 375 e 376/2015, apesar da emissão de uma só nota fiscal", argumentou o MPE.

A promotoria requer além da condenação prevista na Lei da Licitação, que os envolvidos ressarçam o valor do prejuízo.

 


Fonte: Nortão Notícias


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 09:59:33' and cat='26' and cod_mega!='1993' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!