Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Servidores públicos iniciam greve geral em Mato Grosso

Greve iniciou hoje (31) e segue por tempo indeterminado

MATO GROSSO | 31/05/2016 - 06:00:07

Nem a proposta do governo nem a contraposta dos sindicalistas quanto ao repasse da Reposição Geral Anual (RGA) de 11,27% ao salário do servidor estadual foram aceitas num encontro, ontem, para debater a questão. Não se chegou a um acordo que botasse fim ao movimento favorável à greve geral por tempo indeterminado a partir de hoje. A maioria dos 31 sindicatos representados pelo Fórum Sindical já tinha indicativo de greve aprovado em assembleias. 

Pela manhã, sem a presença da imprensa, o governo discutiu a RGA com o Fórum Sindical no auditório da Secretaria de Administração. Depois de uma hora a portas fechadas os jornalistas foram autorizados a entrar e ouviram explicações do secretário de Gestão, Júlio Modesto, que negociou com os sindicalistas. 

Com os jornalistas, Modesto insistiu na tecla da limitação orçamentária para justificar o não repasse integral da RGA, mas disse que aos sindicalistas ofereceu repasse de 5% parcelado em duas vezes, com 2% em setembro e 3% em janeiro de 2017. Pela proposta, os repasses não retroagiriam a maio e seriam incorporados à folha do mês em que fossem efetuados. O secretário salientou que atualmente 50,4% das receitas correntes líquidas são destinadas à folha. Caso o governo repassasse a RGA em sua integralidade esse percentual subiria para 54%. 

Modesto destacou que Mato Grosso não pode repassar a RGA porque precisa enxugar sua folha salarial, tanto para equilibrar suas finanças quanto para atender à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece como limite prudencial 46% das receitas correntes líquidas para o pagamento dos servidores e em 49% o limite legal para tanto. Ele, porém, observou que o funcionalismo receberá o salário dentro do mês e com os reajustes concedidos a algumas categorias. 

O governo, segundo o secretário, tem duas ferramentas para reforçar o caixa e, dentre outros compromissos, quitar a RGA: revisão de renúncias fiscais concedidas e o fortalecimento do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). Finalizando, Modesto salientou que a crise que atinge o Brasil impede que 25 estados repassem a RGA e forçou 15 a parcelarem o salário de maio. 

Sindicalistas não aceitaram a proposta e se reuniram com suas bases para tratar do assunto. No começo da tarde o Fórum Sindical apresentou contraposta mantendo a cobrança da RGA integral, mas dando liberdade ao governo para parcela-la em quantas vezes julgar necessário, desde que todas as parcelas sejam incorporadas à folha neste ano e sejam retroativas a maio. 

A contraproposta do Fórum Sindical será analisada pela Câmara Fiscal, que é formada por secretarias de Estado. O governo não revelou quando essa análise será concluída. 

Independentemente de análise ou não da contraproposta, à tarde o clima entre sindicalistas era favorável à greve geral por tempo indeterminado, a partir de hoje. 


Fonte: Diário de Cuiabá


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 22:50:18' and cat='26' and cod_mega!='2628' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!