Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Servidores param por 48 horas; greve pode ser deflagrada dia 31

Em maio o Governo deveria dar a reposição referente à inflação do ano anterior

MATO GROSSO | 24/05/2016 - 06:00:02

O sindicalista Oscarlino Alves diz que paralisação por 48 horas é "inevitável"

Os sindicatos ligados às carreiras de servidores do Estado de Mato Grosso dão início, a partir desta terça-feira (24), a uma paralisação de 48 horas. A exemplo do que já ocorreu no último dia 17, o movimento ocorre diante do anúncio do governador Pedro Taques (PSDB) de não pagar em maio a Revisão Geral Anual (RGA) dos salários.

Conforme a legislação estadual, em maio o Governo deveria dar a reposição referente à inflação do ano anterior. Portanto, os salários precisariam ser acrescidos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de janeiro a dezembro de 2015, que foi de 11,27%.

“A paralisação é inevitável e já está deliberada por todas as categorias para os dias 24 e 25 deste mês. Essa construção foi feita desde o dia 10, quando tivemos um ato na Praça das Bandeiras”, afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (Sisma-MT), Oscarlino Alves.

“Estamos abertos ao diálogo, mas não veio até nos nenhuma proposta por parte do Governo. Por enquanto, o que a gente tem de resposta é a negativa do governador, que permanece sem negociação e sem proposta”, completou.

Ainda segundo ele, algumas categorias estão realizando assembleias ao longo desta segunda-feira (23), já que existe uma disposição estatutária e os servidores precisam cumprir prazos para poder fazer convocações e realizar suas assembleias.

“A base já votou pela paralisação, por não ter proposta por parte do Governo. Se surgir uma proposta, como ficou desenhado e defendido pela Assembleia Legislativa na última semana, aí nossa paralisação que começa a partir de amanhã muda de conotação. E então iremos discutir com as bases a proposta do Governo”, explicou o sindicalista.

Greve

De antemão, Oscarlino Alves diz que já há um indicativo de greve de algumas categorias do funcionalismo público a partir do próximo dia 31.

“Estamos afunilando para um movimento de greve, por prazo indeterminado, das categorias, a partir do dia 31”, afirmou.

“Algumas áreas como a da saúde, por exemplo, área meio e desenvolvimento econômico social já estão com indicativo de greve para a partir de amanhã (24). Nós já votamos isso e já saímos dessa paralisação em greve. Sem trabalhar a partir de amanhã. E aí vamos parando aos poucos. A greve pode ser reversível, caso haja proposta do Governo. E aí iremos discutir com a base”, completou.

Contra o parcelamento

A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), Daiane Renner, afirmou que sua categoria é contra o parcelamento da RGA, proposta defendida por uma comissão de deputados estaduais e que está sendo analisada pelo Governo.

Acordada com o Fórum Sindical, entidade que representa o funcionalismo público, a posposta prevê o pagamento de 7,5% na folha salarial de maio e outros 3,75% em junho, com pagamento retroativo a maio.

“Nossa categoria vê que o parcelamento também é uma medida que fere a Constituição Federal. O que nós defendemos é o pagamento integral da RGA. O parcelamento começou a ser executado pelo Governo do Estado, no ano passado, mas também fere as garantias que o funcionalismo tem em relação à recomposição das perdas. Defendemos o pagamento integral, conforme a legislação determina” disse.

“Defendemos a construção dessa greve unificada e por tempo indeterminado e que está sendo aprovada na maioria das categorias, para a próxima semana. A maioria das categorias está caminhando por aí”, completou a presidente.


Fonte: Mídia News


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 08:59:13' and cat='26' and cod_mega!='2606' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!