Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Servidora morre após ser picada por cobra durante férias em sítio de MT

Marilene Freitas Cervantes morreu no início da semana, em Sorriso.

MATO GROSSO | 26/01/2017 - 06:30:35

Marilene foi internada após ser picada por cobra (Foto: Arquivo pessoal/ Daiane Freitas Cervantes)

A funcionária pública Marilene Freitas Cervantes, de 62 anos, morreu no início da semana depois de ter sido picada por uma cobra no município de Sinop, a 503 km de Cuiabá, onde morava, e passar quatro dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Sorriso, a 420 km da capital, para onde foi transferida por falta de soro antiofídico em Sinop.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), desde 2014 o Ministério da Saúde reduziu a quantidade do produto em todo o país por problema na produção.

A filha de Marilene, Daiane Freitas Cervantes, contou que a mãe tinha ido passar férias em um sítio do irmão, a aproximadamente 70 km da zona urbana de Sinop. "Ela foi na quinta-feira à tarde e às 22h20 do mesmo dia foi picada por uma jararaca", contou.

A cobra estava debaixo de uma escada do sobrado. "A casa tem uma cozinha grande embaixo e em cima ficam os quartos. O acesso à parte superior é feita por uma escada que fica do lado de fora. A minha mãe iria subir a escada quando a cobra a picou", afirmou Daiane.

Havia outras pessoas no local no momento do incidente, incluindo o sobrinho de Marilene, que matou a cobra. A vítima foi socorrida às pressas e levada até o hospital de Sinop. O animal, já morto, também levado para que os médicos soubessem a espécie do animal, o que poderia ajudar no tratamento da paciente. 

"O médico que a atendeu me explicou hoje que o veneno da jararaca tem uma propriedade que não deixa o sangue coagular e, assim, já vai para a corrente sanguínea", disse a filha. Ela contou que a mãe era saudável e trabalhava. "Ela só tinha pressão alta, mas tomava remédios", disse.

Ela contou que a mãe ficou inconsciente depois de chegar ao hospital. "A levei ao banheiro, dei água à ela, e depois ela reclamou de muitas dores na cabeça. Daiane reclama que houve demora na aplicação do soro antiofídico, já que não havia o medicamento na unidade de saúde mais próxima. Para ela, isso pode ter contribuído com a morte da mãe. "Foi dado o soro antiofídico às 3h, cinco horas depois dela ter sido picada", pontuou.

Segundo a certidão de óbito, Marilene morreu em decorrência de um choque neurogênico, hemorragia cerebral difusa, acidente botrópico e hipertensão arterial severa. De acordo com o médico Marcelo Sandrin, provavelmente, o problema de pressão da servidora contribuiu para a hemorragia cerebral.

"O veneno na cobra causa dano vascular, distúrbio de coagulação, que leva a parada dos centros vitais", afirmou, explicando que a morte se deu por agressão e lesão ao sistema nervoso central.

 



 


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 14:00:47' and cat='26' and cod_mega!='3324' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!