Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Presos fabricam tijolos para construir teatro e reformam calçadas em MT

Mais de 4 mil tijolos já foram produzidos pelos presos, em Alto Araguaia. Além de remir a pena, reeducandos recebem salário pelo trabalho.

MATO GROSSO | 14/07/2014 - 08:17:55

Quinze presos da cadeia pública de Alto Araguaia, a 426 km de Cuiabá, estão trabalhando na fabricação de blocos e tijolos que deverão ser utilizados na construção de calçadas do município. Mais de quatro mil unidades já foram produzidas desde o início deste mês. O barracão onde fica a fábrica também foi construído pelos reeducandos. A cada três dias de trabalho, os detentos têm a remissão de um dia da pena e recebem mensalmente o valor de R$ 543.

O coordenador da cadeia Luis Gustavo da Silva Machado explicou que a máquina e outros materiais foram adquiridos com dinheiro de transações penais. “Foram feitas apreensões de madeiras ilegais, que  foram leiloadas,  e o dinheiro utilizado no projeto. Antes de iniciar a produção, os presos receberam treinamento de um técnico. Nossa expectativa é de produzir de 3 a 4 mil tijolos por dia”, destacou o coordenador.

Segundo Machado, os 15 detentos foram selecionados por critérios de bom comportamento, entre os 44 presos que cumprem pena atualmente na unidade. Os selecionados respondem pelos crimes de furto, homicídio e estupro. Os reeducandos  trabalham na fábrica de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, com duas horas de almoço, e no sábado, das 8h às 12h.

“Além desse projeto, eles podem estudar e participar das oficinas de costura e música. Essas atividades contribuem para a recuperação e aprendizado dos presos”, enfatizou Luis Gustavo.

Dos 15 reeducandos que participam do projeto, sete deles devem trabalhar na fabricação dos blocos e tijolos e os outros oito deverão ir fazer o trabalho de assentamento das calçadas. “Esses presos que saem da cadeia precisam de autorização judicial”, explicou o coordenador da unidade prisional.

Ainda de acordo com ele, os detentos deverão trabalhar na construção de um teatro municipal. “Já existe o projeto do prédio e a área já foi doada pela prefeitura. Além de fabricar os tijolos, os presos irão trabalhar na edificação da obra. Nossa expectativa é de que o local fique pronto ainda este ano”, pontuou o coordenador.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Prefeitura Municipal, Ministério Público, Judiciário e uma entidade social do município. O salário dos presos é pago pela prefeitura.

 


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 10:43:33' and cat='26' and cod_mega!='347' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!