Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Polícia prende “piratas” que roubavam cargas de grãos em MT

Ao todo serão cumpridos 31 mandados de prisão e de busca e apreensão em diversas cidades

POLÍCIA | 06/07/2021 - 09:54:25

Agentes durante a operação deflagrada nesta terça-feira (6)

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), a Operação Safra, que investiga uma organização criminosa de São Paulo que atuava no furto e roubo de cargas de grãos em território mato-grossense, além de outros estados. De acordo com as investigações, o grupo atuava como "piratas",  furtando as cargas de grãos.

Ao todo, foram expedidos 31 mandados de prisão e busca e apreensão, cumpridos em diversas cidades do interior de São Paulo e Paraná. A previsão é de que 12 carretas sejam apreendidas.  

As investigações iniciaram na Delegacia de Paranatinga, que apurou o furto de cargas de soja ocorrido em março deste ano. 

A partir de outras ocorrências registradas nas cidades de Sorriso e de Ipiranga do Norte, a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil de Mato Grosso identificou um esquema criminoso envolvendo uma empresa de transportes, sediada no município de Assis (SP), que vem sendo utilizada para a prática dos crimes. 

Durante muitos anos, o proprietário e demais integrantes vinham “desviando” cargas de grãos em Mato Grosso, conforme constam em mais de 40 boletins de ocorrência registrados pelas empresas proprietárias das cargas. 

Conforme a apuração realizada pela Polícia Civil, o proprietário da empresa e o grupo criminoso atuam como verdadeiros 'piratas', entrando em Mato Grosso e furtando as cargas de grãos. 

A investigação apontou que a quadrilha utilizava-se das mais variadas fraudes, aproveitando-se de falhas no sistema de controle das fazendas e das transportadoras contratantes. Depois de praticarem os furtos, voltavam à cidade de Assis levando o “espólio” arrebatado (valores em dinheiro). 

Segundo o delegado de Paranatinga, Hugo Abdon, a operação tem como objetivo colher elementos de informações contra os alvos investigados, assim como interromper as condutas criminosas por parte da organização criminosa, atingir o patrimônio da quadrilha, ressarcir as vítimas dos prejuízos sofridos e, por fim, levar à punição dos associados. 

O delegado da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, destaca que a investigação apura os crimes de organização criminosa, furto qualificado pela fraude e por concurso de pessoas, além de haver indícios da prática de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.  

 

Roubo de cargas 

Com a continuidade das investigações, a Polícia Civil apurou também que a organização criminosa passou a agir no roubo das cargas, mantendo as vítimas reféns durante a ação, além de utilizarem armas de fogo. 

“Ou seja, a quadrilha está também praticando os mais variados crimes, inclusive, usando de violência, com emprego de arma de fogo e zombando do sistema de justiça e do principal sistema produtivo brasileiro, que é o agronegócio”, apontou o delegado Vitor Hugo. 

Somente em Paranatinga, os membros da quadrilha furtaram duas cargas de soja de caminhões bitrens causando um prejuízo no montante de R$ 300 mil. Em Ipiranga do Norte, os criminosos desviaram quatro cargas completas de soja avaliadas em aproximadamente R$ 600 mil.

Com base no material probatório reunido durante a apuração, a Polícia Civil representou à Justiça de Mato Grosso pelos mandados de prisão e de busca e apreensão contra os alvos da investigação. 

Participam da operação 32 policiais civis das unidades da Delegacia de Paranatinga; Delegacia Regional de Primavera do Leste; GCCO; Gerência de Operações Especiais e Polinter.


Fonte: Midia News


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 18:10:34' and cat='26' and cod_mega!='5751' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!