Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Polícia de MT apura desvio de quase R$ 23 milhões de cooperativa de açúcar e etanol

Cooperativa disse que acompanha investigação e aguarda conclusão do inquérito

MATO GROSSO | 24/07/2017 - 13:09:38

Um desvio de quase R$ 23 milhões de uma cooperativa de açúcar e etanol foi descoberto pela Polícia Civil em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá. Segundo as investigações, o ex-gerente financeiro da empresa teria comandado o esquema entre 2011 até junho de 2017. O enriquecimento financeiro do gerente chamou a atenção dos diretores da empresa, que fizeram uma auditoria e descobriram a fraude, comprovada pela Polícia Civil.

A cooperativa disse ao G1 que acompanha a investigação e aguarda a apuração do inquérito policial.

De acordo com o delegado Adil Pinheiro de Paula, o ex-gerente da cooperativa, identificado como Nivaldo Francisco Rodrigues, foi interrogado e negou os crimes. No entanto, outras pessoas que tinham envolvimento confirmaram o esquema à Polícia Civil. O G1 não localizou o advogado de Nilvado, que atua como contador.

A cooperativa tem 46 cooperados, divididos em 19 famílias, sendo quase a totalidade dessas famílias residentes Campo Novo do Parecis. A empresa é uma das principais geradoras de renda e emprego da cidade.

“Ele [Nivaldo] conseguia desviar por meio de empresas de fachada, com notas falsas contra a cooperativa. Como ele tinha uma autonomia para fazer as ordens de pagamento, conseguia fazer esses desvios, como principal operador do esquema”, disse o delegado ao G1.

O ex-gerente teve todos os bens bloqueados pela Justiça de Mato Grosso. O inquérito apura crimes de furto qualificado pelo abuso de confiança e mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. O esquema teria sido cometido por uma associação criminosa que se formou dentro da empresa por empregados e comparsas da cooperativa.

“Esse cidadão teve um acréscimo patrimonial reluzente que chamou a atenção dos diretores. A empresa fez uma auditoria que levantou a possibilidade dos desvios, o que foi comprovado. Ele adquiriu muitos imóveis de alto padrão, inclusive fazendas”, detalhou Adil.

No último dia 17 de julho, o delegado da Polícia Judiciária Civil, Adil Pinheiro de Paula, representou pela prisão preventiva do suspeito, indisponibilidade dos bens e recursos, quebra de sigilo financeiro, fiscal e bancário de Nivaldo Francisco Rodrigues e sua esposa, A.R.D.R.

O bloqueio de bens foi decretado no dia 21 de julho pela juíza Claúdia Anffe Nunes da Cunha. A Justiça concedeu o bloqueio dos bens, a quebra de sigilo financeiro, fiscal e bancário dos investigados. Foram bloqueados 15 imóveis em Campo Novo dos Parecis, além de outros sete bens localizados em Juína, Cuiabá e Paraná. Também foram bloqueados recursos financeiros, automóveis e gados.

A Polícia Civil pediu a prisão preventiva do ex-gerente, porém, a magistrada aplicou medidas cautelares por meio de tornozeleira eletrônica. Documentos foram apreendidos e comprovaram, conforme a polícia, o enriquecimento ilícito do ex-gerente financeiro da cooperativa. A documentação será periciada. As investigações seguem em sigilo decretado pela Justiça.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 11:24:20' and cat='26' and cod_mega!='3621' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!