Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Pesquisadores criam aplicativo que identifica pragas em árvores de teca

MT é o maior produtor de teca do Brasil, com cerca de 65 mil hectares

MATO GROSSO | 09/11/2015 - 06:34:07

Pesquisadores de Cáceres,a 220 km de Cuiabá, desenvolveram um aplicativo que cataloga e identifica pragas que infestam plantações de teca. Diego Arcanjo do Nascimento, aluno de engenharia florestal no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Ronivaldo Junior, aluno do curso de sistemas de informação da Faculdade do Pantanal, criaram o ‘Entoteca’ com a ajuda do professor de entomologia [ciência que estuda os insetos] Alexandre dos Santos. O aplicativo é o primeiro do país direcionado ao setor de árvores plantadas.

O Entoteca, que já pode ser baixado gratuitamente para celulares e tablets, é formado por um banco de dados com imagens e informações de 23 pragas que afetam plantações de teca. O aplicativo está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e levou cerca de cinco meses para ser desenvolvido.

Segundo o estudante Diego Nascimento, a ideia do aplicativo é facilitar a vida dos produtores. “Ela [teca] é uma espécie florestal muita empregada aqui no estado e tem um grande mercado nacional e internacional. Então, pensei num modo de diminuir perdas nesse processo produtivo. A partir disso, pensei em transformar o conhecimento em entomologia do professor Alexandre em uma ferramenta útil para produtores”, afirma.

Para ele, o Entoteca também servirá para ensino. “Ele [aplicativo] tem um grande apelo didático, já que o professor Alexandre o usa em aulas práticas no curso de entomologia. A juventude está toda com smartphones, e proporcionar o acesso ao conhecimento de forma digital facilita o aprendizado”, aponta.

 Agora, ele para torce que o aplicativo seja “empregado para o produtor de terra do Brasil e, em essência, do Mato Grosso. Além disso, esperamos fazer com que os acadêmicos de engenharia florestal transformem conhecimento em tecnologia e ferramentas que possam ser adotadas em diversas áreas do nosso curso”.

De acordo com o professor Alexandre dos Santos, o programa é de fácil manuseio e acessibilidade. “Esse aplicativo permite que o usuário vá ao campo, veja a injúria sendo formado na planta de teca e consiga, a partir dos danos causados pelo inseto, verificar o nome da espécie do animal e ainda saber como tomar a decisão correta para controlar a praga”, explica.

O docente lembra também que a propriedade intelectual do produto está protegida de roubos. “Nós temos um número de patente que protege essa ideia nossa. Os autores são o IFMT e os alunos que desenvolveram o programa. Isso serve principalmente para que uma grande empresa não tente comercializá-lo, uma vez que a instituição está disponibilizando gratuitamente esse recurso”, informa.

O pesquisador Ronivaldo Junior informou que o Entoteca funciona nos aparelhos com o sistema operacional ‘Android’, e que eles podem ser baixados pela ‘Playstore’. “Ele é bem simples e em poucos passos já é possível iniciar o estudo de caso sobre a praga. Além disso, ele é bem intuitivo. O usuário verá algumas perguntas e a partir delas poderá identificar o inseto que está no ambiente”, explica.

O custo de implantação da teca é considerado alto, passando de R$ 5 mil por hectare. Mato Grosso conta com cerca de 65 mil hectares, o que transforma o estado no maior produtor do país. A maior demanda da planta é internacional.

Todo o banco de dados do programa foi formado a partir de obras que já existem na área de entomologia. O aplicativo é também a primeira propriedade intelectual registrada pelo IFMT.
Segundo o presidente da Associação de Reflorestamento de Mato Grosso (Arefloresta), a nova tecnologia é importante para a toda a atividade da teca. “É uma tecnologia muito bem desenvolvida em outros setores. A floresta plantada tem muito que aprender e é muito importante a inovação não só como empresa, mas também como setor”, diz.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 09:50:41' and cat='26' and cod_mega!='1883' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!