Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

MT registra 119 casos de malária no primeiro trimestre deste ano

Jovem de 19 anos foi diagnosticado com a doença em Lucas do Rio Verde

SAÚDE | 28/06/2016 - 06:00:18

Mato Grosso registrou 119 casos de malária nos três primeiros meses de 2016, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde Estadual de Saúde (SES-MT) na segunda-feira (27). As notificações deste ano quase ultrapassam o número de casos registrados em todo o ano de 2015, quando o estado diagnosticou 138 pacientes com a doença.

Segundo a SES-MT, os números de março a junho ainda não foram atualizados por causa da greve dos servidores públicos.

Em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, um jovem de 19 anos foi internado com sintomas da doença, segundo a prefeitura daquele município. Ele foi internado na última terça-feira (21) e liberado no domingo (26). No entanto, o diagnóstico também não foi confirmado por causa da greve dos servidores.

De acordo com a secretaria de saúde do município, o jovem procurou uma unidade de saúde com febre, dor e tremores no corpo. A princípio, a suspeita dos médicos era de que o paciente estivesse com dengue. No entanto, um primeiro exame diagnosticou o jovem com malária.

Segundo a chefe de vigilância sanitária daquele município, Cláudia Regina Engelnann, o jovem informou que esteve recentemente em uma região de mata próxima à cidade. Ainda de acordo com o município, um segundo exame deve confirmar o diagnóstico da doença. Após a alta médica, o paciente ainda deve ser monitorado pela vigilância sanitária.

Malária
A malária é uma doença infecciosa transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles infectada pelo Plasmodium. Os principais sintomas são febre alta, calafrios, tremores, suor e dor de cabeça. Atualmente, não existem vacinas disponíveis. O tratamento é simples e eficaz, mas, se a doença não for tratada, pode matar.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 23:13:54' and cat='26' and cod_mega!='2738' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!