Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

MP de Paranatinga capacita 11 tribos indígenas Xavante para exercício do voto consciente

Etnias Xavante e Bakairi somam cerca de 900 votos no município de Paranatinga

CAMPANHA | 19/09/2016 - 06:00:17

Dra. Solange Linhares, Promotora de Justiça Eleitoral de Paranatinga

O projeto do Ministério Público Eleitoral NOSSO VOTO, NOSSO FUTURO recentemente visitou as terras Xavantes de Paranatinga. As 11 aldeias Xavantes foram visitadas previamente pela Promotora Eleitoral, Solange Linhares, e depois se reuniram em cerca de 500 indígenas na Aldeia Central Batovi, onde foi feita a capacitação para exercício do voto consciente nas eleições de 2016. 

Durante o evento foram registradas reclamações acerca do não fornecimento de transporte por parte da Justiça Eleitoral nas últimas eleições. Houve também teatro, almoço e apresentação de dança típica Xavante. 

Ao site Paranatinga News a Promotora afirmou que muito embora o projeto não vise somente as comunidades indígenas, estas vem recebendo uma especial atenção dela, "porque numa aldeia, o líder é aquele que faz o bem para todos, então alguns candidatos oferecem presentes ou outras vantagens para passarem-se por líderes e obterem o voto indígena, o que configura crime de captação ilícita de sufrágio". 

Esclareceu também que os Xavantes e Bakairis (etnias presentes em Paranatinga) somam cerca de 900 votos, volume expressivo ante a quantidade total de eleitores do município. 

O projeto acontecerá nesta semana na Escola Rui Barbosa (segunda-feira, às 19 horas), Salto da Alegria (terça-feira), Santiago do Norte (quarta-feira) e Escola 17 de Dezembro (quinta-feira, às 19 horas).

São parceiros do projeto: Conseg, Polícia Militar, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil, Rotary Club, Escola Apolonio Bouret de Melo e outros.


Fonte: Paranatinga News


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 10:56:56' and cat='26' and cod_mega!='3005' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!