Gaúcha do Norte,22 de Abril de 2021 - Quinta Feira

Ministério da Infraestrutura faz parceria com Banco Mundial para estruturar concessão FICO-FIOL

Bird dará apoio técnico e financiamento para projeto de corredor ferroviário Leste-Oeste

INFRAESTRUTURA | 06/04/2021 - 09:44:36


Acordo de parceria fechado entre o Ministério da Infraestrutura e o Banco Mundial (Bird) vai permitir estruturar o projeto do corredor ferroviário Leste-Oeste, ligando Lucas do Rio Verde/MT a Ilhéus/BA, para futura concessão à iniciativa privada. Pelo documento, os estudos de viabilidade serão feitos pelo Banco Mundial e vão abranger a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e os trechos 2 e 3 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), totalizando 1,9 mil quilômetros.

O trecho 1 da FIOL, entre Caetité/BA e Ilhéus/BA, vai a leilão no próximo dia 8 de abril. Já o trecho 2 da ferrovia, entre Caetité/BA e Barreiras/BA, está em obras pela Valec, com previsão de conclusão em 2022. O trecho 3 da FIOL, que vai ligar Barreiras/BA a Figueirópolis/TO ou Mara Rosa/GO, ainda precisa de financiamento para sair do papel.
 
Já a FICO, entre Mara Rosa/GO e Água Boa/MT, será construída pela Vale como contrapartida da renovação antecipada da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). O projeto do trecho 2 da FICO está sendo elaborado, prevendo ligação entre Água Boa/MT e Lucas do Rio Verde/MT.

Os termos de referência para os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira, ambiental e jurídica (EVTEA) estão sendo tratados entre a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao MInfra, e a Corporação Financeira Internacional (IFC), braço do Banco Mundial. O projeto será orientado por diretrizes socioambientais de forma a garantir não apenas uma boa modelagem para a futura concessão, mas também para atrair investidores que priorizem empreendimentos sustentáveis.


Fonte: Água Boa News

COVID-19 - 19/04/2021

Governo de MT altera horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e do toque de recolher

Todas essas medidas terão que ser aplicadas em todo o estado, mesmo se a classificação de risco do município indicar normas mais brandas.

POLÍTICA - 15/04/2021

Assembleia aprova isenção de IPVA e deputados prometem interceder por mais setores

Saiba quem terá direito à isenção do IPVA

VACINA - 15/04/2021

Mendes diz que MT vacina todos acima de 30 anos em 4 meses

Governador cita importância da liberação da Anvisa para imunizante da Rússia contra a Covid

EDUCAÇÃO - 06/04/2021

AL aprova retorno das aulas presenciais em escolas e universidades de MT

Educação foi reconhecida como serviço essencial, após intenso debate dos parlamentares. Lei vai a sanção do governador Mauro Mendes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2021-04-22 10:43:54' and cat='26' and cod_mega!='5619' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!