Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso tem 42 mil casos registrados de dengue e zika

Já foram registrados este ano 1.108 casos suspeitos de febre chikungunya

SAÚDE | 06/05/2016 - 06:00:00

Mato Grosso já registrou 21.856 casos de dengue neste ano. No mesmo período, no ano de 2015, foram registradas 11.693 notificações, o que representa um aumento de quase 87%. Este ano há registro de três mortes confirmadas nos municípios de Juína, Sinop e Tangará da Serra.

Em relação ao zika vírus são 20.309 casos suspeitos no Estado. Devido à incidência, Mato Grosso está em risco alarmante, com 621 casos por 100 mil habitantes. Oitenta e cinco municípios estão classificados com alto risco da doença, o que representa 60,3% dos registros.

Já foram registrados este ano 1.108 casos suspeitos de febre chikungunya, o que representa uma incidência de 33 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Três municípios estão classificados com alto risco da doença.

Diante do aumento no número de casos notificados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça o alerta para a intensificação das ações de prevenção e controle da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus aos 141 municípios mato-grossenses.

A SES orienta a população para evitar os criadouros dos mosquitos transmissores da doença e prevenir, além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.

O Estado monitora semanalmente a progressão dos casos e faz o trabalho de orientação junto aos municípios para que as ações sejam intensificadas, mas que 80% dos criadouros do mosquito estão nas residências, por isso é importante o envolvimento da população.

Para reduzir os impactos causados pelo mosquito, a SES alerta os municípios para que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que mortes sejam evitadas.

Além disso, devem ser desenvolvidas ações de mobilização, inspeções domiciliares para eliminação de criadouros do mosquito, atividades educativas para orientar a população sobre como evitar focos do vetor, como também aplicação de inseticida para eliminação de insetos adultos.


Fonte: Mídia News


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 08:46:42' and cat='26' and cod_mega!='2533' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!