Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Justiça diploma Lucimar Campos como prefeita de Várzea Grande (MT)

Prefeito Walace Guimarães (PMDB) teve o mandato cassado pela Justiça

POLÍTICA | 06/05/2015 - 15:50:24

Lucimar e o candidato a vice Arilson Arruda. (Foto: Gustavo Correia da Costa / Assessoria)

A Justiça eleitoral concedeu nesta quarta-feira (6) o diploma de prefeita eleita de Várzea Grande (cidade da região metropolitana de Cuiabá) à democrata Lucimar Campos, segunda colocada na última eleição municipal, em substituição ao prefeito cassado Walace Guimarães (PMDB). A candidata, que perdeu a disputa de 2012 por 3.052 votos, foi intimada pela Justiça e foi receber o diploma na 49ª Zona Eleitoral, tornando-se agora apta a tomar posse do cargo de prefeita. Também foi diplomado como vice-prefeito o candidato Arilson Arruda (PRTB).

O diploma é o documento expedido pela Justiça que, após o processo eleitoral, habilita o candidato a tomar posse do cargo para o qual concorreu. É a última etapa necessária para que o Poder Legislativo – no caso, a Câmara Municipal de Várzea Grande – finalmente dê posse ao candidato.

Até o momento em que Lucimar foi diplomada os oficiais de Justiça ainda não haviam conseguido encontrar o prefeito Walace Guimarães e o vice-prefeito Wilton Coelho (PR) para notificá-los a respeito da cassação, de modo que, a rigor, ambos ainda continuam nos cargos. A assessoria de imprensa do prefeito afirmou que ele passou o tempo todo reunido com advogados a preparar recurso judicial contra a decisão.

Também ainda não havia sido notificado o presidente da Câmara, vereador Jânio Calistro (PMDB), a quem caberia assumir a Prefeitura interinamente dentro do prazo de 24 horas até que a segunda colocada na eleição, Lucimar, pudesse assumir o cargo - conforme determinou o juiz José Luiz Leite Lindote, da 58ª Zona Eleitoral do município.

De acordo com a defesa do Democratas, até o início da tarde desta quarta-feira ainda eram aguardadas as três notificações para que se esclarecesse quando Lucimar poderá tomar posse do cargo de prefeita.

Ainda segundo a defesa, o presidente da Câmara, que é do mesmo partido do prefeito cassado, estaria se esquivando dos oficiais de Justiça até o momento por não ter sido encontrado nem na sede da Câmara nem em sua residência e também por ter mandado suspender a sessão ordinária do dia.

A assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Várzea Grande publicou nota em seu site oficial informando que a sessão foi suspensa "em virtude de problemas elétricos" e que deverá ser reposta em outra data.

 

Prefeito cassado
Já a defesa de Walace Guimarães declarou que não há qualquer manobra para evitar a notificação até mesmo porque, segundo seu entendimento, isto só poderá ser feito após a publicação da decisão da 58ª Zona Eleitoral no Diário da Justiça. A partir de então passariam a ser contados os três dias de prazo para que a defesa se manifeste, argumentou o advogado Elvis Klauk Júnior. "Por enquanto, Walace ainda é o prefeito da cidade", enfatizou.

O advogado também defendeu que, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em casos de cassação de prefeitos com mais de dois anos de mandato cumpridos, cabe à Lei Orgânica municipal apontar como deve ser realizada a transferência do cargo.

No caso da lei municipal de Várzea Grande, lembrou o advogado, determina-se que a Prefeitura seja assumida interinamente pelo presidente da Câmara, o qual, por sua vez, deverá convocar novas eleições indiretas para o cargo de prefeito. O advogado adiantou que um recurso está sendo estudado desde o dia anterior para comprovar a inexistência de qualquer irregularidade na campanha de Walace Guimarães.

A decisão pela cassação de Walace e Wilton foi provocada por ação proposta pelo DEM, adversário do PMDB na eleição de 2012. A ação acusava os então candidatos a prefeito e vice-prefeitos de terem realizado captação e gastos ilícitos para a campanha.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 10:05:41' and cat='26' and cod_mega!='1283' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!