Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Incêndio atinge área de mata no Parque Estadual Serra Azul (MT)

Equipes tentam controlar fogo, que teria sido provocado por ação humana

MATO GROSSO | 29/09/2016 - 17:20:33

Incêndio atinge parque em Barra do Garças (Foto: Divulgação/Bombeiros)

Um incêndio atinge o Parque Estadual Serra Azul, região de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, desde a tarde de quarta-feira (28). De acordo com a diretoria do parque, a queimada teve o início próximo a Escadaria do Cristo, região turística do local, e provavelmente foi causada por ação humana. Cerca de 30 agentes trabalham na contenção das chamas.

De acordo com a diretora do Serra Azul, Cristiane Schnepfleitner, a suspeita é de que alguém tenha invadido os limites da área do parque e causado o incêndio. O parque está interditado desde 2014, quando um incêndio de grandes proporções atingiu 80% da mata.

“Temos somente as informações de vizinhos. [O incêndio] pode ter sido causado por um cigarro, por exemplo, ou por querer mesmo, mas não deve ter sido causa natural. Em dez anos que trabalho na Sema, presenciei apenas um incêndio natural, causado por um raio, em 2008”, disse Cristiane.

A totalidade da área afetada pelas chamas ainda não foi calculada e a perícia técnica ainda não foi feita. Segundo Cristiane, os esforços das equipes de trabalho ainda estão voltados para a contenção das chamas. Atualmente, o fogo já atingiu uma área urbana do parque que vai da Escadaria do Cristo até a Cachoeira Pé da Serra e a Cachoeira da Usina.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o parque tem uma posição geográfica inclinada, de difícil acesso. Além disso, o maior desafio para a contenção das chamas é o vento, que pode vir a mudar de direção e espalhar as chamas em locais que não estavam previstos pelo plano de trabalho das equipes.

O Corpo de Bombeiros informou que vem coordenando ações de combate ao fogo, como aceiros e contra fogo. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente enviou três sopradores e brigadistas voluntários. Além disso, um drone vem sendo utilizado para auxiliar na definição estratégica das operações.

Não há previsão de quando o incêndio possa ser controlado. Alguns bairros próximos ao parque, como o Santo Antônio, estão tomados por fumaça.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 09:43:37' and cat='26' and cod_mega!='3041' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!