Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ibama terá brigada indígena no Parque do Xingu

De contratação de 10 brigadas de combate aos incêndios florestais, cinco serão em Terras Indígenas

MATO GROSSO | 22/04/2015 - 07:58:30

A Portaria nº 02, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (17), autorizou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a contratar 10 Brigadas Federais (Brif) temporárias para Mato Grosso.

O objetivo dessa contratação é prevenir as queimadas entre 2015 e 2016, visando proteger o meio ambiente e evitar emissões de gás carbônico. Os brigadistas vão atender as emergências ambientais relacionadas a incêndios florestais e queimadas durante o período crítico de seca, que em Mato Grosso se estende de abril a novembro.

O Prevfogo/MT ampliou o número de brigadas em relação a 2014, com a implantação da Brigada Federal Indígena (Brif-I) no Parque Indígena do Xingu, com base na Aldeia Pavuru (Feliz Natal). Nos municípios de Campo Novo dos Parecis, Luciara, Paranatinga e Tangará da Serra, ficarão as demais brigadas indígenas, respectivamente na Terra Indígena Utiariti, T. I. São Domingos-Tapirapé, T.I. Bakairi e T.I. Paresi.

Nos municípios de Cáceres, Cotriguaçu, Nova Bandeirantes e Serra Nova Dourada, permanecerão as Brigadas Federais de Assentamentos (BRIF-A), nos seguintes Projetos de Assentamentos: Paiol, Nova Cotriguaçu, Japuranã e Bordolândia. Também será mantida a Brigada Federal Especial (Brif-E) na Estrada Parque Transpantaneira, no município de Poconé.

A coordenação estadual do Prevfogo/MT anunciou que as Brigadas Federais serão compostas de 12 a 24 brigadistas, mais chefes de esquadrão e chefes de brigada. Também serão contratados três brigadistas Gerente Estadual do Fogo, com atuação nas regiões do Vale do Araguaia, no Nortão e no Pantanal, para dar apoio à coordenação do Prevfogo.

Segundo Marcus Keynes, Superintendente do Ibama em Mato Grosso, “Várias centenas de brigadistas foram treinados pelo Prevfogo nos últimos anos. Eles estão aptos a serem contratados pela iniciativa pública ou privada em diversos municípios de Mato Grosso, para somar aos que serão contratados pelo Ibama”.

Nesta semana (20) serão realizadas as primeiras seleções de candidatos a brigadista, de acordo com o cronograma divulgado pelo Prevfogo/MT. Os interessados participarão, antes do treinamento para brigadista, do Teste de Aptidão Física (TAF) e do Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA), para avaliar suas condições físicas para trabalho. Os selecionados receberão treinamento para a prevenção e combate aos incêndios florestais, além de técnicas de uso alternativo do fogo.

Para o coordenador do Prevfogo/MT, analista ambiental Marcelo Oliveira, “Os brigadistas são essenciais para divulgação das técnicas de prevenção aos incêndios florestais, pois são contratados na região, assentamento ou terra indígena, e conhecem bem a realidade local. A prevenção e o controle do fogo é melhor caminho, para evitar os desastres ambientais causados pelos incêndios florestais”.


Fonte: Paranatinga News


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 08:36:15' and cat='26' and cod_mega!='1251' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!