Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

IBAMA faz apreensões de armas e redes no Rio Teles Pires e Culuene em Paranatinga

Fato foi denunciado por índios e fazendeiros

APREENSÃO | 14/08/2014 - 15:41:57

Armas apreendidas

Nesta semana IBAMA, FUNAI e Policia Ambiental em uma ação conjunta desencadearam a Operação Rios Federais no município de Paranatinga partindo de denúncias feitas aos órgãos acima por fazendeiros e indígenas da região, revoltados com a pesca ilegal e predatória que vem acontecendo no Rio Teles Pires e Culuene.

Mauro Vieira Baldiner (IBAMA) disse que no mês de Agosto esta sendo desenvolvida a Operação Rios Federais com o intuito de coibir a pesca predatória e foi constatado a pratica da mesma através da apreensão de várias redes, tarrafas, espinheis e armas que também comprova a caça ilegal.

As atividades planejadas para combater e prevenir foi desenvolvida desde Trivelato ate as terras indígenas de Paranatinga e de São Jose do Couto ate a PCH de Paranatinga.

Baldiner diz que em Paranatinga os peixes estão subindo no Rio Culuene e que estão sendo acompanhados por pescadores que buscam os cardumes e acabam excedendo oque a Lei permite que é de 5kl por exemplar. Já os pescadores profissionais que possuem a carteirinha este peso vai para 125 kl de pescado para cada guia retirada na colônia de pescadores.

Vários pontos denunciados de pesca foram monitorados durante a operação e novos pontos foram levantados para futuras operações do IBAMA.

Nesta operação ninguém foi preso, mas Baldiner diz o objetivo é chegar ás pessoas que estão praticando estes crimes ambientais e notifica-los e levá-los ao conhecimento da justiça.

Na operação foram apreendidos 01 espingarda calibre 36, 01 pistola de pressão 4.5, cartuchos  calibres 28 e 36 deflagrados, na localidade conhecida como Ilha dos Cuiabanos. Também foram apreendidos 15 redes de vários tamanhos, 01 espingarda calibre 22 e uma calibre 28, na área de Paranatinga no Rio Teles Pires.

Os pontos pesqueiros estavam desabitados, mas foram encontrados redes, tarrafas, espinhel, armas e munições.

Mauro disse que o fato de moradores, fazendeiros, indígenas, estarem fazendo as denúncias mostrando a indignação com a situação uma vez que os peixes começam a subir e com eles uma minoria que não respeitam as leis e nem tão pouco o meio ambiente é um fator positivo no combate a esta atividade ilegal e pode muito contribuir com a preservação.

O Sargento Marques disse que o papel da policia ambiental é estar acompanhando estas operações junto ao IBAMA e outras instituições para combater os crimes ambientais como a Rios Federais que esta andamento no estado.


Fonte: Paranatinga News


Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Mato Grosso - 09/04/2024

Pavimentação da BR-158 ainda não começou sete meses após ordem de serviço

Esperada por décadas pela população da região, em especial pelos produtores rurai

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 07:27:57' and cat='26' and cod_mega!='479' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!