Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Hospital Regional de Rondonópolis prepara a demissão de funcionários

Contrato com o Governo do Estado termina no próximo dia 30

SAÚDE | 13/05/2016 - 06:49:32

Mais de 700 funcionários da Organização Social de Saúde (OSS) São Camilo, que administra o Hospital Regional de Rondonópolis "Irmã Elza Giovanella", devem começar a receber o aviso prévio na semana que vem.

Segundo o Sindicato dos Médicos de Rondonópolis, o contrato da São Camilo Saúde com o Governo do Estado termina no próximo dia 30 de junho e a Secretaria de Estado de Saúde não estaria dando sinais de que vai renová-lo.

A situação está tirando o sono de médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da unidade de saúde que realiza mais de 540 cirurgias por mês pelo SUS, além de cerca de 1.000 atendimentos de urgência e emergência. O hospital é a referência para pacientes de 18 municípios da região Sul de Mato Grosso.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos e diretor-clínico do hospital, Eduardo Nogueirol dos Santos, a São Camilo vem, mensalmente, desde novembro do ano passado, notificando a Secretaria de Saúde para o vencimento do contrato.

“O contrato vence no dia 30 de junho e não pode ser prorrogado. A Secretaria de Saúde deveria fazer um novo chamamento público, mas também já não há tempo hábil para isso”, afirmou o médico, por telefone.

Se o Governo do Estado não lançou uma nova licitação, de acordo com Nogueirol, estaria pretendendo fazer a administração direta do hospital a partir de 1º de julho.

“Ou o Governo não sabe o que fazer, ou quer fazer a administração direta. Se for essa a opção, o Estado vai levar o hospital ao caos, já que todas as compras e contratos foram feitos prevendo o funcionamento da unidade até o dia 30 de junho. O atendimento de centenas de pessoas será prejudicado”, afirmou.

“É simplesmente incompreensível essa atitude da Secretaria de Saúde, que está tirando o sono das famílias de todos os trabalhadores do hospital”, disse.

A São Camilo Saúde administra o Hospital Regional de Rondonópolis desde o dia 1º de julho de 2011. Ela recebe cerca de R$ 4,5 milhões por mês para pagar o pessoal e oferecer os serviços a pacientes do SUS. O hospital possui 118 leitos ativos e atende 100% pelo Sistema Único.

 

A Organização Social não obtém lucro monetário com o contrato com o Governo de Mato Grosso. Seu interesse é, ao oferecer 800 internações (AIH) ao Sistema Único de Saúde, manter o status de fundação filantrópica e continuar oferecendo serviços particulares em hospitais nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.

Em Mato Grosso, ela também administra o Hospital Municipal de Nova Mutum (240 km de Cuiabá).

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde afirma que o contrato com a Fundação São Camilo termina no final do mês de julho – e que estaria em negociação para prorrogá-lo por um ano.

Segundo a secretaria, um termo de referência está sendo elaborado “para a realização de um chamamento público, que deverá ser lançado nos próximos dias”.

Em entrevista recente, o governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que o Governo ainda não definiu de que forma pretende administrar os sete hospitais regionais de Mato Grosso.

“Temos três modelos que estão sendo ou serão testados: organizações sociais, porque não se pode generalizar, já que existem organizações sociais sérias; a criação de uma empresa mato-grossense de administração hospitalar, nos moldes da Empresa Cuiabana de Saúde; e o último, através de consórcios. Esses modelos vão competir para saber qual vai dar o melhor atendimento”, afirmou.

 


Fonte: Midia News


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 02:19:39' and cat='26' and cod_mega!='2566' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!