Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Hospital do Câncer será novo parceiro do Mutirão Rural

Um médico irá examinar os frequentadores do mutirão nas comunidades rurais

ACESSO À SAÙDE | 16/09/2016 - 06:20:33

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) deu o passo inicial para associar o serviço de diagnóstico e encaminhamento ao tratamento de câncer às próximas edições do Mutirão Rural. Na tarde desta quinta-feira (15/09), o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, reuniu-se com o diretor-presidente do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), Laudemi Nogueira, para estabelecer a parceria, que consistirá no acompanhamento de um médico especializado para examinar os frequentadores do mutirão nas comunidades rurais do Estado a partir de 2017.

"Nós vamos inserir o trabalho que o Hospital de Câncer já faz, de busca de casos no interior, agora no Mutirão Rural. Isso é um compromisso que estamos fazendo agora para iniciar em 2017", comemorou Prado, depois de conhecer a iniciativa da unidade hospitalar que, por meio de um ônibus doado, leva prevenção e atendimento a municípios de todo o Estado. Em 2015, foram 20.759 atendimentos em quase 50 cidades.

A proposta levada pelo SENAR-MT à diretoria do Hospital de Câncer foi utilizar-se da unidade móvel, já com um consultório médico instalado, da entidade para que um médico especialista acompanhe as caravanas do Mutirão Rural examinando pacientes. A equipe do HCanMT estima que pelo menos 10% das pessoas atendidas gerem a necessidade de realização de biopsias para investigação de casos de câncer.

"Nós temos muito interesse nessa parceria, pois é mais uma forma de mostrar para toda sociedade mato-grossense que existe este hospital aqui e que é de Mato Grosso. A proposta é importante para as duas instituições", comentou o diretor-presidente da unidade hospitalar.

Conforme o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, com a configuração atual dos mutirões rurais, que fazem consulta de oftalmologia, clínica geral e odontologia na sua unidade móvel, é possível para a entidade e seus parceiros devolverem às pessoas examinadas os resultados de exames colhidos, quando iniciar o trabalho de diagnóstico de câncer.

"Hoje, já fazemos o exame oftalmológico durante os mutirões e, depois que prontos os óculos, temos a estrutura para voltar até a comunidade e entregá-los aos pacientes. Temos como fazer a mesma coisa em relação aos exames", assegurou Celidonio.

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do HCanMT, Sílvia Negri, informou que o formato inicial da parceria deve acontecer com um profissional de ginecologia para busca de casos de câncer de colo do útero e de mama. "Posteriormente, podemos ampliar para casos de próstata e pele", sugeriu.

A formalização da parceria deve acontecer nos próximos dias já para inserção do profissional médico nas edições dos mutirões que começam em fevereiro próximo. Os mutirões rurais do SENAR-MT atendem em média 150 pessoas por edição e acontecem ao menos em 50 comunidades de Mato Grosso todos os anos.


Fonte: Assessoria


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 10:26:11' and cat='26' and cod_mega!='2994' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!