Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Henry é autorizado a cumprir restante da pena em casa a partir de dezembro

Ex-parlamentar foi condenado a 7 anos e 2 meses no Mensalão

MATO GROSSO | 09/09/2014 - 07:28:55

O ex-deputado federal Pedro Henry (PP-MT), condenado no processo do Mensalão, deverá deixar o Centro de Custódia de Cuiabá e passar a cumprir o restante da pena em casa a partir do dia 27 de dezembro deste ano. O juiz da Vara de Execuções Penais da capital, Geraldo Fidélis Fernandes Neto, autorizou a mudança do regime semiaberto para o aberto e, dessa forma, Henry poderá comemorar o réveillon com a família.

O ex-deputado foi condenado por envolvimento no esquema a 7 anos e 2 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no regime semiaberto, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Como em Mato Grosso não há estabelecimento de regime aberto, a chamada casa de albergado, todos os sentenciados no regime são autorizados a cumprir prisão domiciliar. O juiz Geraldo Fidélis disse que até o mês de dezembro Pedro Henry terá cumprido um sexto da pena, o que lhe concede o direito à progressão de regime, do semiaberto para o aberto.

Contudo, a decisão da Justiça Estadual deverá ser encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, para que analise a condição do regime imposta ao réu. A mesma decisão já foi remetida para o Ministério Público Estadual (MPE), que até ontem, segunda-feira (8), ainda não havia concedido o parecer sobre o caso.

Desde o dia 13 de dezembro de 2013, Henry cumpre a pena sentenciada no processo do Mensalão. A princípio, ele foi levado para a Penitenciária da Papuda, em Brasília, e depois de duas semanas, a pedido da defesa, foi transferido para Cuiabá. Ele fica no Centro de Custódia durante a noite e trabalha durante o dia no setor administrativo do hospital particular Santa Rosa, com salário de R$ 7,5 mil. Aos finais de semana, o ex-parlamentar também permanece na prisão. Aos sábados, no entanto, pode estar ausente até as 14h. Aos domingos e feriados, deve ficar no sistema fechado.

Porém, com a progressão de regime para prisão domiciliar, o condenado deverá se recolher em casa a partir das 22h e permanecer na residência nos domingos e feriados. Além disso, ele não é autorizado a ingerir bebidas alcoólicas nem a se ausentar da capital sem autorização da Justiça.

Conforme o cálculo feito pela Vara de Execuções Penais, a pena imposta a Pedro Henry pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro deverá terminar somente em dezembro de 2020.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 12:36:49' and cat='26' and cod_mega!='559' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!