Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Governo quer derrubar lei que diminuiu repasse na saúde para municípios

Governo ainda não informou se pretende estabelecer um teto limite nos repasses

MATO GROSSO | 15/06/2015 - 07:24:24

O governo do estado de Mato Grosso pretende revogar a lei 9.780, do governado de Silval Barbosa (PMDB) e aprovada em dezembro de 2012, pela Assembleia Legislativa, que limitou os repasses na área de Saúde para os municípios em, no máximo, 10%. A confirmação foi feita pelo governador Pedro Taques (PDT), durante visita a Sinop, na sexta-feira (12). "Vamos apresentar o projeto de lei para que possamos enviar mais recursos para os municípios", afirmou, durante inauguração de 10 leitos de UTI no Hospital Regional.

O objetivo é enviar o projeto para apreciação dos parlamentares até mês que vem. Durante a inauguração dos leitos de UTIs do Hospital Regional de Sinop, o governador criticou Silval por ter diminuído os repasses. "O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) fez uma emenda para que os municípios pudessem ter mais dinheiro e eu quero lembrar que o Silval a vetou. Agora, vamos mudar esta realidade", apontou.

Taques destacou também que quer mais cobertura dos Postos de Saúde da Família (PSFs) nos municípios. "Em Lucas do Rio Verde a cobertura de PSFs é de 98%. Em Sinop é de apenas 48%. Aí, quando o cidadão tem alguma doença que pode ser tratada em PSF, acaba procurando o Hospital Regional, que é para média e alta complexidade. Ele tem este direito, pois não quer saber se o hospital é filantrópico, estadual ou municipal. Ele quer seu direito constitucional garantido. Estado não faz favor. Vamos concretizar políticas públicas de Saúde e também não atrasaremos repasses na Saúde para os municípios", apontou.  

Apesar da intenção do governo de propor um projeto para revogar a legislação atual, outro semelhante já foi proposto pelo deputado e presidente da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB). Entretanto, conforme informou, ao Só Notícias, a assessoria da Secretaria de Saúde, o projeto em tramitação "apenas revoga a legislação atual e não propõe nada. O governo trabalha em um projeto para revogar e substituir a lei do ex-governador. Ou seja, o nosso projeto traz uma série de diretrizes para normatizar os repasses", explicou.

O governo ainda não informou se pretende estabelecer um teto limite nos repasses para os municípios. Não foi apresentada estimativa do montante de recursos que cada cidade receberá a mais. 


Fonte: Só Notícias


Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Mato Grosso - 21/03/2024

Primeira-dama de MT defende inclusão das pessoas com Síndrome de Down: "é possível construir uma sociedade melhor"

Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, oferece oportunidade à reflexão coletiva e inclusiva

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 06:12:04' and cat='26' and cod_mega!='1344' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!