Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Governo diz que reajuste a categoria em greve há 50 dias é de 14% em 2016

Trabalhadores da Educação, entretanto, dizem que percentual é de 9%

EDUCAÇÃO | 19/07/2016 - 17:30:49

O governo de Mato Grosso divulgou na segunda-feira (18) que assegurou reajuste de 14,36% para os trabalhadores da educação no ano de 2016. Esse percentual refere-se aos 7% previstos na lei de carreira e, os outros 7,36%, à Revisão Geral Anual (RGA), sancionada neste mês. Entretanto, o sindicato da categoria, o Sintep-MT, contesta o valor anunciado e diz que a reposição deste ano vai chegar a 9,36%. Os profissionais do setor estão em greve há 50 dias.

A conta, conforme o sindicato, está sendo feita de forma errada pelo estado, porque dos 7,36% da RGA referentes a 2016, somente 2% serão pagos neste ano, ficando o restante para 2017. "Ora, se somarmos 7 + 2 não chegaremos a 14%, e sim a 9%. O que governo está tentando fazer é confundir a opinião pública", disse Henrique Lopes, presidente do Sintep-MT.

Além disso, segundo Lopes, a categoria saiu perdendo duplamente neste ano: o valor assegurado pela RGA (7,36%) é menor do que o reivindicado pela categoria (11,28%) e o percentual pago pelo estado não será retroativo a maio, data-base para o reajuste ao funcionalismo público.

"Não há integralidade da RGA e não será retroativo. A categoria está perdendo duas vezes com essas decisões do governo", disse Lopes. Além de ser contra a RGA de 7,36%, o sindicato pede ainda que seja feito concurso público e que o governo faça ajustes no projeto de parceria público-privada na educação estadual.

A Secretaria de Educação do estado (Seduc), porém, afirma que os servidores da educação tiveram um reajuste salarial total de 26% nos últimos dois anos, percentual que levaria em consideração a lei de carreira da categoria e o RGA concedido pelo estado em 2015 e 2016.

Ainda conforme a Seduc, deve ser formada uma equipe interinstitucional com Seduc, Sintep, Conselho Estadual de Educação, Controladoria Geral do Estado (CGE), secretarias de Gestão e de Planejamento, Ministério Público (MPE) para fazer estudo a fim de garantir a dobra do poder de compra dos profissionais da educação.

O governo diz também que já foi anunciado, no início do mês, que vai ser feito um concurso público. Sobre a PPP, afirma que vai fazer adequações no escopo e nos serviços relativos ao projeto. Entre elas, a construção de até 50 novas escolas. E devem ser retirados da proposta os quesitos reforma, ampliação e operacionalização das unidades de ensino.


Fonte: G1 MT


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 14:10:39' and cat='26' and cod_mega!='2824' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!