Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

FAB intercepta avião que transportava da Bolívia 300 kg de pasta base de cocaína

O piloto da aeronave foi condenado pela justiça de Sinop

MATO GROSSO | 11/06/2018 - 06:00:13

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã do último sábado (09), um avião carregado com cerca de 300 kg de pasta base de cocaína. O monomotor PT- IDV proveniente da Bolívia foi interceptado por um A-29 Super Tucano. O piloto não respondeu às interrogações, uma das etapas das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo, e foi classificado como suspeito. O próximo passo dos órgãos de defesa aérea foi a mudança de rota e pouso obrigatório em Tangará da Serra (390 quilômetros de Cuiabá). Porém, antes de chegar ao aeródromo o monomotor efetuou um pouso forçado em uma área rural nas proximidades do município de Tapirapuã. Ainda não foi confirmado se alguém foi preso.

A interceptação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal. Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99 foram empregados para monitorar e efetuar a interceptação do monomotor.

De acordo com o Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, a interceptação demonstra, mais uma vez, que a FAB apresenta pronta-resposta à sociedade brasileira, empregando seus meios para realizar sua atividade-fim. “A Força Aérea Brasileira cumpre com sua missão constitucional de controlar o espaço aéreo brasileiro”, afirma o oficial-general.

Mais informações

O piloto da aeronave já havia sido condenado por envolvimento em tentativa de roubo de um avião, em maio 2015, que resultou na morte do policial federal Mário de Almeida Mattos, 33 anos. O juiz Murilo Mendes, da 1ª Vara Federal de Sinop, condenou o piloto, de 46 anos, a 2 anos e 1 mês de prisão, mas conseguiu liberdade após ser absolvido pelo crime de tentativa de roubo em maio de 2017.

Além dele, na ação foi preso o co-piloto da aeronave que integra o Exército da Bolívia. Após detectar que o avião retornava da Bolívia, sem as devidas autorizações, a FAB deu o comando para que pousasse em Tangará da Serra. Classificado como suspeito, o avião foi comboiado para pouso por 2 aviões de ataque A-29 Super Tucanos da instituição. Porém, em determinado momento o piloto desobedeceu a ordem, fez uma manobra arriscada e pousou em uma área rural do município de Salto do Céu (a 371 km a Oeste).

Militares da FAB, policiais federais, civis, e militares e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) se deslocaram até as coordenadas de pouso e fizeram o cerco. No local foi localizada a aeronave modelo PT-IDV, monitorada por um jato-radar E-99. Dentro havia cerca de 300 quilos de cocaína e 2 galões de combustível.

O piloto e o co-piloto não estavam mais no local, mas foram presos em flagrante. A droga, os suspeitos e a aeronave foram encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal em Cáceres (225 km a oeste), onde foi lavrado o flagrante. A PF não informou quais serão os procedimentos adotados com relação ao suspeito Sandoval, já que é boliviano e faz parte de uma instituição de segurança do país. Na delegacia, ele informou que receberia US$ 5 mil pelo transporte da carga, que seria entregue em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte).

Além do piloto 5 homens condenados pela tentativa de roubo de um avião Cessna, de prefixo PR-NFE, em um aeródromo, em 2015, em Sinop. Um dos envolvidos no crime e na morte do policial acabou morrendo em tiroteio com policiais federais, dias depois, em um bairro em Sinop.

 


Fonte: Só Notícias


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 09:25:42' and cat='26' and cod_mega!='4258' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!