Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

ESTOQUE REDUZIDO - Mil ampolas de soro antiofídico para o estado

Desde 2014 há racionamento na distribuição de soros antiofídicos pelo Ministério da Saúde

MATO GROSSO | 27/01/2017 - 06:25:38

Com a morte de uma idosa de 62 anos, depois de ser picada por uma cobra jararaca, em Sinop, que fica a 500 km da Capital, revelou-se a escassez de soro antiofídico em Mato Grosso.

O gerente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT), Thiago Rondon, informou que deste 2014 houve racionamento na distribuição de soros antiofídicos pelo Ministério da Saúde (MS), e por isto foi necessário centralizar nos principais hospitais e/ou unidades de atendimento de maior fluxo nas regionais de saúde do estado, no caso da região norte do estado, se concentra no município de Sorriso.

De acordo com o gerente, em 2016 a última remessa que chegou ao estado foi em dezembro para atender os meses de janeiro e fevereiro de 2017, totalizando cerca de 1000 ampolas de soros para os diferentes tipos de acidentes (serpentes, escorpiões e aranhas), além do estoque estratégico do estado. Ele explica que a diminuição foi provocada devido os produtores de antivenenos terem que se adequar as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Certificado de Boas Práticas de Fabricação, onde foram realizadas modificações estruturais e de processo de produção nas plantas industriais. Esse motivo provocou a queda na produção, além de problemas em finalizações de contratos de aquisições do Ministério da Saúde.

Apesar do medicamento não estar disponível em todos dos municípios do estado, Rondon garante que a quantidade existente nas unidades consegue atender a demanda conforme o histórico do número de acidentes dos anos anteriores, mas desde que usado conforme as recomendações do Manual do Ministério da Saúde. De acordo com Thiago, essa quantidade de mil ampolas é para os meses de janeiro e fevereiro, o MS deve entregar um nova remessa no próximo mês.

A orientação para quem precisar do soro e não tiver no local em que mora, é recorrer ao hospital regional mais próximo de sua cidade, finalizou.

Recomendações

Em locais ou situações de risco de acidente por animais peçonhentos, como matas e trilhas, atividades de lazer, áreas com acúmulo de lixo, serviços de jardinagem, atividades de limpeza, deslocamentos de móveis é necessário utilizar sempre equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de couro, botas de cano alto e perneiras.

Se encontrar animais peçonhentos em qualquer situação, afaste-se com cuidado, evite assustar ou tocar os animais, mesmo que pareçam mortos, e procure a autoridade local para providências.

Procurar o médico imediatamente e se possível lavar o local da picada com água e sabão, e manter a vítima em repouso até a chegada à unidade de saúde.

Não amarrar o membro acidentado e não sugar ou aplicar qualquer tipo de substância (pó, café, álcool, entre outros) no local da picada;

Informar ao profissional de saúde o máximo possível de características sobre o animal, como: tipo de animal, cor, tamanho, entre outras.


Fonte: MT Esporte


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 01:30:09' and cat='26' and cod_mega!='3325' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!