Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Estado confirma saída de secretário de Fazenda de MT; Seneri Paludo assume

Paulo Brustolin deve entregar o cargo no governo até esta sexta-feira (17)

MATO GROSSO | 17/06/2016 - 12:00:38

Paulo Brustolin deixou o cargo de secretário de Fazenda

O governo do estado anunciou no final da tarde desta quinta-feira (16) a substituição do atual secretário de Fazenda de Mato Grosso, Paulo Brustolin. Ainda sem mencionar os motivos para a mudança, o Gabinete de Comunicação informou que Brustolin deixará o cargo nesta sexta-feira e que o atual titular da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, assumirá o cargo a partir da próxima segunda-feira. A reportagem não conseguiu contato telefônico com Brustolin para comentar as circunstâncias de sua saída do núcleo da equipe do governador Pedro Taques (PSDB).

Oriundo da iniciativa privada (egresso do cargo de diretor executivo da cooperativa médica Unimed em Mato Grosso), Brustolin assumiu o comando da Secretaria de Fazenda (Sefaz) simultaneamente ao início do mandato de Pedro Taques, em janeiro de 2015. O executivo assumiu a pasta estadual com a meta de “sentar no caixa” do governo, cortando gastos da gestão, bem como assegurar adimplência da folha de pagamento, fomentar o ambiente de negócios local e incrementar a arrecadação.

A saída de Brustolin ocorre justamente no momento em que o estado discute a necessidade de elevar a arrecadação, a fim de que possa suportar o alegado inchaço da folha de pagamento dos servidores, os quais atualmente cobram – com diversas categorias em greve - aplicação integral de 11,28% da Revisão Geral Anual (RGA) com base na inflação de 2015.

Ao informar a imprensa a respeito da saída de Brustolin, o Gabinete de Comunicação do estado não mencionou a atual crise com os servidores como fator ligado à mudança na equipe de governo, a oitava a ocorrer desde o início da gestão.

Em nota publicada à noite, o estado divulgou que Brustolin apresentou pedido de exoneração do cargo na Sefaz, mas sem justificativas.

Na nota, o governador Pedro Taques agradece a contribuição de Brustolin para o equilíbrio da economia do estado, atingido por meio de redução da máquina, revisões, renegociações, controle e retomada de investimentos - critérios que, segundo Taques, deverão permanecer na gestão de Seneri Paludo.

Paludo, por sua vez, não deverá seguir simultaneamente à frente da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Espera-se que o governador anuncie nos próximos dias o substituto para o comando desta pasta.

Atualmente, entretanto, um dos membros da equipe de governo acumula duas pastas - Carlos Fávaro (PSD), além da vice-governadoria, comanda a Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) desde março. Já Marco Marrafon, que hoje exerce o cargo de secretário de Educação, ainda consta no portal do governo como titular da Secretaria de Planejamento (Seplan), mas a função vem sendo exercida efetiva e interinamente pelo secretário-adjunto José Bussiki.

Mudanças no governo
Antes do anúncio desta quinta-feira, os postos de primeiro escalão do governo que já haviam passado por substituições desde o início do mandato de Pedro Taques eram: Saúde (com saída do engenheiro sanitarista Marco Aurélio Bertúlio e entrada do médico Eduardo Bermudez); Casa Militar (com saída do coronel Antônio Ribeiro Leite e entrada do secretário-adjunto coronel Airton Siqueira); Meio Ambiente (com saída da promotora Ana Luiza Peterlini e entrada do vice-governador Carlos Fávaro); Segurança Pública (primeiro com saída do promotor Mauro Zaque e entrada do promotor por Minas Gerais Fábio Galindo e depois com a substituição deste pelo delegado Rogers Elizandro Jarbas); e Educação (com saída do engenheiro agrônomo, pecuarista e empresário Permínio Pinto e entrada do jurista Marco Marrafon, que deixou a Secretaria de Planejamento sob comando do outrora secretário-adjunto José Bussiki).


Fonte: G1 MT


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 07:17:31' and cat='26' and cod_mega!='2706' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!