Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Em ascensão na região, Canarana sediou treinamento da prova de Três Tambores

Praticantes de Gaúcha do Norte participaram de treinamento

CANARANA | 22/09/2020 - 05:46:04

CANARANA – A prova dos Três Tambores nasceu no Texas, Estados Unidos, na década de 40 do século passado. Caracterizada pela técnica de contornar três tambores no menor tempo possível, a modalidade é dominada pelas mulheres e vem tendo um grande crescimento nos últimos anos no Brasil.

Na região de Canarana – MT, esse esporte também está em ascensão, com a abertura de ranchos que trabalham com a modalidade, além do aumento de competidores e de competições. No último final de semana, o Rancho Rafaely, em Canarana, sediou um curso de Três Tambores, com o renomado professor Ismael Sanches, do estado de São Paulo.

Participaram do treinamento, praticantes e professores de Canarana, Gaúcha do Norte, Querência, Água Boa e Nova Xavantina. O evento, que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de setembro, contou com aulas práticas, teóricas, além de palestras com profissionais do Indea e do Ministério da Agricultura.

O professor Ismael Sanches, que trabalha com cavalos há quase 40 anos, disse que, na opinião dele, hoje o Brasil ultrapassou os Estados Unidos nos Três Tambores. “A cada ano aumenta o número de competidores em todos os estados, tem leilão toda semana, tem aumentado a quantidade de provas. Vemos bastante pistas cobertas, inclusive no Mato Grosso. Hoje o Brasil está na frente”, disse Sanches.

A proprietária do Rancho Rafaely, Eliane Faitão, concorda com Ismael. “Há bem pouco tempo, quando se falava em Três Tambores, era algo pequeno, mas esse esporte vem crescendo, o pessoal está investindo em animais e o conhecimento desse treinamento vai agregar muito para todos nós aqui da região”, disse.

Conforme Eliane, muitos treinam para competição, mas outros apenas por esporte. “Canarana tem muitos praticantes jovens e, quando eles vão embora para fazer faculdade, os animais ficam. Quando eles vem passear, voltam a praticar, como lazer. É um esporte muito família, um ambiente muito saudável”, explica Faitão, que trabalha no rancho com aulas de equitação, atendendo crianças a partir de quatro anos.

Três Tambores

A prova do Três Tambores é geralmente realizada com cavalo da raça Quarto de Milha. A atividade exige muito treinamento para evitar quedas e penalizações. Os tambores ficam cerca de 30 metros de distância um do outro e formam uma linha imaginária no formato de um triângulo, a derrubada de cada tambor pune a atleta em cinco segundos acrescidos ao tempo final.

Após o trajeto, as competidoras são avaliadas pelo juiz da prova, que faz a contagem do tempo de forma eletrônica a partir do momento em que o focinho do cavalo passa pelo sensor de partida. A atividade tem como regra uma volta de 360º, em volta de cada tambor, sendo a primeira volta da esquerda para direita e as demais no sentido contrário.

Por OPioneiro.


Fonte: O Pioneiro


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 08:34:22' and cat='26' and cod_mega!='5335' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!