Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Duas cidades de Mato Grosso perdem um morador por dia e encolhem 50%

Itaúba e Novo São Joaquim estão entre as 10 do país que mais encolheram. Em Mato Grosso, a população de 38 cidades apresentou redução.

MATO GROSSO | 17/09/2014 - 13:07:52

Itaúba foi a cidade que mais encolheu nos últimos anos

A cada mês, quase 30 moradores se mudaram de Itaúba e Novo São Joaquim, a 599 e 493 km de Cuiabá. E essa queda colocou os dois municípios mato-grossenses na lista das 10 cidades brasileiras que mais encolheram nos últimos 13 anos. Além destas que tiveram queda considerável, outras 36 apresentaram redução no número de habitantes em Mato Grosso, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De 2000 para cá, mais da metade dos moradores de Itaúba deixaram a cidade. No início da última década, tinha 8.565 habitantes e em 2013 esse número caiu para 4.238. A redução se deve, principalmente, a dois fatores: emancipação da vizinha Nova Santa Helena, a 622 km da capital, e o aumento no rigor da fiscalização da extração de madeira, na avaliação do prefeito da cidade, Raimundo Zanon (PSD).

Com o fechamento de várias madeireiras, o município aposta hoje no desenvolvimento sustentável. Itaúba ganhou o título de 'Capital Estadual da Castanha Brasileira' por meio de uma lei sancionada há cinco anos na gestão do então governador Blairo Maggi (PR). A coleta de castanha começou a ser feita em 2009.

Em Novo São Joaquim, também houve queda de quase 50% na população. A cidade tinha 9.464 moradores há 13 anos e, atualmente, 5.611. O prefeito Leonardo Farias Zampa (PR) atribui a redução à mudança de pequenos rurais para outras cidades. "Muitas famílias que viviam na zona rural venderam suas propriedades e foram embora", afirmou. Porém, ele avalia que a economia do município permanece estável.

Ele citou, inclusive, que houve crescimento na zona urbana. "Foram construídas várias casas populares e outras residências pelos próprios moradores. E, mesmo assim, é difícil encontrar casas para alugar na cidade", argumentou. A base da economia da cidade, emancipada em 1986, é a agricultura e a pecuária.

Para o prefeito, aparentemente, o levantamento não condiz com a realidade e, na análise dele, é possível que os dados divulgados em 2000 tivesse contabilizado moradores 'flutuantes', como ele denomina, que passam um tempo na região durante o período de plantio e colheita de grãos. "Muitas pessoas vêm para cá de outros estados para trabalhar e quando termina a safra vão embora", pontuou.

Entre as cidades que encolheram nos últimos anos também estão Poxoréu, Juscimeira, Dom Aquino, Nossa Senhora de Livramento, Porto Estrela, Barão de Melgaço, Acorizal, Santo Afonso, Nortelândia, Torixoréu, Araguainha, Jauru e Terra Nova do Norte. Destas, Porto Estrela é uma das que mais teve redução no número de habitantes. A cidade criada em 1991 teve queda de 28,7% na população. Há 13 anos tinha 4.707 moradores e, atualmente, possui 3.354. A agricultura também é a maior responsável pela movimentação econômica da região.

A exemplo de Porto Estrela, Araguainha, menor cidade de Mato Grosso em número de habitantes, diminuiu nos últimos anos. Mais de 24% das pessoas que viviam na região no ano 2000 se mudaram até 2013, segundo dados do IBGE. Atualmente, a cidade tem 1.024 moradores.


Fonte: Água Boa News


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 06:34:08' and cat='26' and cod_mega!='594' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!