Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Deputado de MT preso em operação consegue a liberdade após três dias

José Riva foi preso na terça-feira (20) durante a Operação Ararath. Ele estava detido no Complexo da Papuda, em Brasília, e deve sair hoje.

POLÍTICA | 23/05/2014 - 16:20:20

O deputado estadual José Riva (PSD) conseguiu reverter a decisão que havia determinado a prisão dele e deve ser solto ainda nesta sexta-feira (23). Ele está preso desde terça-feira (20), no Complexo da Papuda, em Brasília, após ter a prisão preventiva decretada pelo ministro Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Riva e o ex-secretário de Fazenda do estado, Éder Moraes, foram detidos durante a Operação Ararath, deflagrada pela Polícia Federal. Dias Tóffoli, que antes havia determinado a detenção do parlamentar suspeito de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro, aceitou o pedido de relaxamento de prisão protolocado pela defesa.

A defesa do parlamentar havia ingressado com um pedido de revogação da prisão no mesmo dia da operação. Ele havia sido detido para não prejudicar as investigações do Ministério Público Federal (MPF) acerca de supostos crimes financeiros e lavagem de dinheiro, que teriam a participação dele e de outros políticos mato-grossenses, incluindo o governador Silval Barbosa (PMDB) e prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB).

Segundo o MPF, apesar de estar afastado do cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Riva continuava ocupando o gabinete destinado ao presidente e usufruía de todas as regalias da função.

Riva é investigado na operação Ararath por suspeita de ter se beneficiado de um "banco clandestino" operado pelo empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior. Desta forma, o parlamentar teria obtido "vantagem ilícita e ocultou os recursos dela resultantes". A Procuradoria Geral da República (PGR) frisou ainda que Riva continuava gerindo os recursos públicos da Assembleia Legislativa "para obter da grande casa bancária informal operada em favor da classe política mato-grossense vantagem indevida em razão de sua função pública".

Campeão em número de processos na Justiça, o parlamentar do PSD responde a 107 processos pelos crimes de improbidade administrativa, corrupção e peculato, quando a condição de agente público é usada para obter vantagens pessoais.

 


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 19/04/2024

Governo nomeia 201 servidores para reforçar a Segurança Pública de MT

Foram nomeados agentes penitenciários, peritos, papiloscopistas e agentes socioeducativos

GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-20 11:23:29' and cat='26' and cod_mega!='170' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!