Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Coordenadores pedagógicos discutem Diversidades na escola

Profissionais de 11 municípios do Estado participaram de ação

ENSINO | 09/05/2016 - 05:00:00

Coordenadores pedagógicos de 11 municípios que integram o polo do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Cuiabá estiveram reunidos nesta semana para debater as diversidades educacionais em Mato Grosso. O encontro promovido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) em Cuiabá, contou com palestras, debates e plenárias.

Entre as demandas sugeridas estão o fortalecimento das identidades das escolas de campo, quilombolas, indígenas e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram abordados ainda a formação continuada, assessoramento pedagógico nas demandas de diversidades e ampliação de vagas na educação especial.

“Será criado um relatório, conforme foi solicitado, e a partir dele, as demandas serão encaminhadas as áreas específicas. Isso será feito pela Seduc, Cefapro e assessoria pedagógica imediatamente. Muitas das necessidades são urgentes e vão influenciar na melhoria do aprendizado, no combate ao analfabetismo e na valorização dos temas da diversidade no currículo escolar”, garantiu a superintendente de Diversidades Educacionais, Gonçalina Eva de Almeida, ao afirmar também que a coordenadoria de Diversidades vai acompanhar os desdobramentos das propostas que foram tiradas do evento.

Para a assessora pedagógica dos municípios de Nova Brasilândia e Planalto da Serra, Ésda Lopes de Farias, vários temas envolvem a diversidades e consequentemente há diferenças no entendimento da prática.

“O evento foi proveitoso, tirou muitas dúvidas, mostrou soluções e rumos para os passos a serem seguidos, especialmente porque temos muitos coordenadores novos”, resumiu Ésda, que acompanhou de três coordenadores que entraram recentemente nas funções.

Segundo ela, os coordenadores se apresentaram cheios de expectativas e alcançaram os objetivos. “Foram dias de muito aprendizado, mas algumas dúvidas dependem mesmo é da prática para serem solucionadas. Ainda precisamos aprimorar sobre o diverso. Não me refiro a formação, mas a falta de informação que é individual, algo que depende de nós mesmos, de como trabalhar a diversidades”.

Ana Maria de Campos Santos é coordenadora pedagógica da Escola Estadual Mariana Luiza Moreira, no bairro Tijucal. Ela já desempenhou a função em outra unidade e acha que as mudanças em discussão representam melhorias.

Para a assessora pedagógica Erotilde dos Santos Guirra Rosa, por meio dos trabalhos dos grupos temáticos foi possível visualizar os anseios comuns na zona rural e urbana. “Os relatos experimentais das escolas nos mostram a necessidade de dar mais visibilidade ao currículo dentro dos projetos políticos pedagógicos. Ou seja, planejamento escolar e o plano de aula do professor devem estar atentos a todas as práticas pedagógicas como resultado do aprendizado dos alunos”.

Assim como outros participantes, ela acha importante a realização de debates como o proporcionado pelo encontro pelo menos duas vezes ao ano, como forma de colher os resultados das discussões que foram tratadas. No entanto, para que o trabalho corresponda com a proposta de fortalecimento das Diversidades, a profissional revela que é preciso que o coordenador pedagógico esteja pautado na assessoria pedagógica.

Outros polos

A Superintendência de Diversidades Educacionais realizará o mesmo encontro com os demais polos de Cefapros. As datas ainda não foram definidas.


Fonte: Mídia News


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 09:04:14' and cat='26' and cod_mega!='2544' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!