Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Conselheiro pede investigação contra promotora de Mato Grosso; ela rebate. Fatos ocorreram no Município de Gaúcha do Norte

Solange Linhares Barbosa é suspeita de ter feito falsas acusações contra magistrada e delegada durante as eleições de 2016.

GAÚCHA DO NORTE | 08/05/2018 - 06:04:46

O conselheiro Orlando Rochadel, que pediu investigação contra promotora

O conselheiro Orlando Rochadel Moreira, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), requereu a instauração de um procedimento administrativo disciplinar (PAD) contra a promotora de Justiça Solange Linhares Barbosa, sob a suspeita de ter feito falsas acusações contra uma juíza e um delegado durante as eleições de 2016.

A decisão é do dia 30 de abril e ainda precisa ser referendada pelo Pleno do CNMP para ter validade. A promotora, que atua em Chapada dos Guimarães (69 km de Cuiabá), rebateu a suspeita e afirmou que apenas atuou no sentido de dar o mínimo de dignidade para que os indígenas pudessem votar (veja o posicionamento dela ao final da matéria).

Conforme a investigação, requerida pelo Tribunal de Justiça (TJ-MT), os fatos ocorreram no Município de Gaúcha do Norte (594 km de Cuiabá) em 2 de outubro de 2016, data da votação das eleições municipais daquele ano.

Na ocasião, segundo o conselheiro, a promotora estava na aldeia indígena Posto Leonardo e teria dito aos índios e aos demais presentes que a juíza Myrian Pavan Schenkel era a responsável pela pouca quantidade de comida distribuída a eles.

"Além de ter tido um comportamento desrespeitoso e agressivo em face da magistrada Myrian Pavan Schnkel, acusando-a de ser a responsável pelos supostos fatos ocorridos na Aldeia Posto Leonardo e ameaçando-a de representação disciplinar

Orlando Rochadel disse que, na mesma data, Solange Barbosa foi ao cartório eleitoral da região e “afirmou falsamente” ter sido ameaçada e detida pelos índios da aldeia por conta da insuficiência de comida.

“Além de ter tido um comportamento desrespeitoso e agressivo em face da magistrada Myrian Pavan Schnkel, acusando-a de ser a responsável pelos supostos fatos ocorridos na Aldeia Posto Leonardo e ameaçando-a de representação disciplinar”.

Conforme o conselheiro, na mesma ocasião a promotora dirigiu-se ao major Gibson Almeida Costa Junior, “em tom desrespeitoso e agressivo”, acusando-o de não ter feito a segurança dela no dia das eleições, “além de ter ameaçado representa-lo à Corregedoria da PM”.

Desvios funcionais

Para o conselheiro, os elementos contidos na investigação mostram a existência de indícios de que a promotora teria violado diversas obrigações da Lei Orgânica do Ministério Público de Mato Grosso, como as de manter conduta pública e privada ilibada e compatível com o exercício do cargo e guardar decoro exigido por este; zelar pelo prestígio da Justiça, por suas prerrogativas e pela dignidade de suas funções; zelar pelo respeito aos membros do Ministério Público, magistrados, advogados e servidores; tratar com urbanidade as pessoas com as quais se relacione em razão do serviço; e desempenhar com zelo e probidade as suas funções, praticando os atos que lhe competir.

“Registre-se que a presente instauração do Processo Administrativo Disciplinar, fundada no artigo 77, inciso IV, da Resolução nº 92/2013 (RICNMP), está embasada em elementos de informação colhidos na Reclamação Disciplinar n. 1.00912/2017-46”, disse.

Rochadel sugeriu que, caso o Pleno do CNMP referende a instauração do PAD, sejam ouvidas as seguintes testemunhas: Gibson Almeida Costa Junior, major da Polícia Militar de Paranatinga/MT; Lindberg Carvalho de Medeiros, major da Polícia Militar de Primavera do Leste/MT; Bruno de Morais Carvalho, delegado de Polícia; José dos  Santos Barreto, chefe do cartório; Aline Botiezel da Rosa, assessora da magistrada Myrian; Caroline Preto Soares, assessora da magistrada Myrian; Alex Sandro Valandro, assessor da Promotoria; Welington Miranda, presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança).

Ele ainda recomendou que seja aplicada punição de censura (anotação na ficha funcional com registro público da penalidade) e suspensão de 15 dias contra a promotora.

Outro lado

A promotora Solange Barbosa disse que ainda não tem ciência do teor da reclamação, pois está de férias. Porém, ela negou ter cometido qualquer irregularidade e resaltou que trabalhou no sentido de que os indígenas pudessem votar de forma digna. 

"Recordo-me que enquanto Ministério Público Eleitoral, fiscal das eleições, atuei firme e diligentemente durante todo o processo, inclusive desenvolvendo projeto de conscientização para o exercício esclarecido do direito de voto e em condições de dignidade por parte dos eleitores indígenas da Zona Eleitoral".

A promotora ressaltou que chegou a conseguir, em parceria com o MPF, uma decisão favorável para obrigar a União a fornecer transporte e alimentação aos indígenas durante o período de votação. 

"Foi determinado que a União, através da Justiça Eleitoral, na pessoa da magistrada reclamante, fornecesse transporte e alimentação a estes cidadãos, cumprindo o que determina a legislação, que vinha sendo desconsiderada ou cumprida de modo ineficaz", afirmou ela. 

 


Fonte: Midia News


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-29 03:10:40' and cat='26' and cod_mega!='4189' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!