Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Condenado por venda de sentença, desembargador passa a cumprir pena

Desembargador está afastado do cargo na Justiça desde 2010

MATO GROSSO | 11/04/2016 - 09:25:01

O desembargador afastado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Evandro Stábile, se apresentou à Justiça no sábado (9) para cumprir a pena aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou seis anos de prisão em regime fechado por venda de sentençaO STJ condenou Stábile por corrupção passiva e perda do cargo em novembro de 2015. A defesa do desembargador disse que deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o juiz da 2ª Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidélis, Stábile se apresentou na sede da Gerência Estadual de Polinter (Gepol). Acompanhado de um oficial de Justiça, o desembargador foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) onde fez exame de corpo de delito. Após esse procedimento, o desembargador foi encaminhado ao Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), onde divide cela com outros presos. Ele deve ficar provisoriamente no local, conforme Fidélis.

O desembargador está afastado do cargo desde 2010 mas continua a receber salário do TJMT, que no mês de março foi de R$ 38 mil. O valor consta do próprio site do tribunal.

A autorização de cumprir a pena é da Corte Especial do STJ, que na quarta-feira (6)decidiu pela aplicação do novo entendimento do STF de que um réu condenado em segunda instância comece a cumprir a pena mesmo que ainda esteja recorrendo a instâncias superiores.

Venda de sentenças
Stábile é acusado de corrupção passiva quando ocupada cargo no Tribunal Regional Eleitoral. As vendas de sentenças no Judiciário mato-grossense foram alvo de investigação da Polícia Federal durante a Operação Asafe, deflagrada em 2010. O desembargador foi condenado, com base em interceptações telefônicas, por ter cobrado propina para manter um prefeito no cargo.


Fonte: G1 MT


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-18 22:17:30' and cat='26' and cod_mega!='2413' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!