Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Chuvas em Mato Grosso preocupam produtores de soja

Produtores de algumas regiões do principal Estado produtor de soja do país estão em alerta

MATO GROSSO | 15/02/2017 - 06:10:16

Chuva causou prejuízo e alagou plantações em Campo Novo do Parecis (MT) (Foto: Giovana Velke/Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis)

Chuvas que atingiram Mato Grosso nos últimos dias e que estão previstas para os próximos colocam em alerta produtores de algumas regiões do principal Estado produtor de soja do país.

Fotografias que circulam em redes sociais tiradas na região de Campo Novo do Parecis impressionam, com lavouras submersas e pessoas com água na altura da cintura.

"Em algumas regiões teve mesmo alagamento", disse o produtor rural Alex Utida, que planta soja na região de Campo Novo do Parecis.

"Entre sexta-feira e sábado foram chuvas potentes", disse ele, acrescentando, no entanto, que foram casos pontuais.

Segundo o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja MT), Nery Ribas, apesar de episódios mais graves isolados, como alguns alagamentos, ainda é cedo para fazer uma avaliação de danos à safra de soja do Estado.

Ele ressaltou que problemas podem ser registrados de maneira mais generalizada em função do excesso de umidade --e não necessariamente por inundações--, que prejudica a qualidade dos grãos.

"No geral, temos preocupação em termos de qualidade de safra, quebra, perda. Fatalmente vamos ter problemas de grão ardido, perda de produtividade", afirmou Ribas, referindo-se aos grãos que estão prontos para colheita e são expostos à umidade por vários dias seguidos no campo. Esses grãos acabam fermentando e passam a ter baixíssimo valor comercial.

Produtores que entregam aos compradores carregamentos com um percentual acima do permitido de grãos avariados acabam recebendo grandes descontos no preço recebido.

"Tem muita soja pronta para colher e o pessoal não está conseguindo entrar nas lavouras. Isso está causando apreensão. Ainda é cedo para contabilizar qualquer prejuízo, mas se a chuva não parar nos próximos dias, como está previsto, acende um alerta vermelho", disse o analista Valmir Assarice, da consultoria Agroconsult, que percorre esta semana as regiões oeste e médio-norte de Mato Grosso coordenando equipes da expedição técnica Rally da Safra.

Mato Grosso vem registrando chuvas desde janeiro, quando foi iniciada uma colheita que registra até o momento uma velocidade recorde. Contudo, por terem sido precipitações em forma de pancadas, não haviam impedido de maneira relevante o trabalho de colheita nem provocado perdas significativas na qualidade da safra.

Na sexta-feira, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) estimou que a colheita de soja do Estado avançou para 45,8 por cento da área total semeada, num salto de mais de 15 pontos percentuais em uma semana, no ritmo mais acelerado de trabalho já registrado para esta época do ano.

Um ano atrás, o Imea registrava índice de 25,6 por cento das lavouras colhidas.

A previsão do tempo indica que a chamada "invernada", período prolongado de chuvas sem abertura de sol, deve terminar em breve.

"Essa invernada deverá persistir até amanhã, quarta-feira, sendo que na quinta-feira o tempo voltará a abrir em diversas localidades, mas será somente a partir do começo da semana que vem que o tempo realmente irá se firmar e as condições voltarão a ficar bastante favoráveis à realização da colheita da soja e plantio do milho", disse na terça-feira o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima.


Fonte: Por: Por Gustavo Bonato/EXTRA


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 12:47:52' and cat='26' and cod_mega!='3372' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!