Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Cerca de 30 famílias de grileiros invadem fazenda em Mato Grosso

Dono de propriedade diz que grileiros alegam doação, mas Incra nega

MATO GROSSO | 03/12/2015 - 06:54:06

Famílias já armaram barracos em propriedade particular

Pelo menos 30 famílias de grileiros ocupam uma área na Fazenda Morro da Lage, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, desde sábado (28). Segundo o proprietário da área,  Evelcio Ezequias Rodrigues, os grileiros cortaram a cerca da propriedade e alegaram que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) havia cedido a área para as famílias.

Invadida pela segunda vez, a propriedade de 6 mil hectares já havia sido alvo de grileiros em 2013. O Incra informou, por meio de assessoria, que o órgão não faz doações de terras e nem autorizou a ocupação. Segundo o Incra, não existe nenhum processo em andamento para a criação de projeto de assentamento de trabalhadores rurais sem-terra no município de Chapada dos Guimarães.

O proprietário da área contou que, acompanhadas de crianças, as famílias cortaram a cercas e começaram a derrubar árvores para construir barracos. “Eu já identifiquei alguns invasores e eles são funcionários públicos da cidade. Eles simplesmente entraram, alegando que o Incra doou a área. Já começaram a limpar o terreno e estão construindo casas no local”, denunciou.

Ainda segundo o dono da fazenda, todos os dias o movimento de carros é constante. “Entram e saem todos os dias. São, pelo menos, 30 famílias, mas durante a semana o movimento diminui".

Em 2013, a mesma área propriedade onde o pecuarista cria gado foi invadida por grileiros. “Já é a segunda vez em dois anos. Tenho essa propriedade há 34 anos e possuo escritura, posse, tudo legalizado. Além disso, eles estão invadindo uma área que possui georreferenciamento cedido pelo próprio Incra”, declarou.

De acordo com a filha do dono da fazenda, Ludmila Rodrigues, a família registrou boletim de ocorrência por causa da invasão, mas nada havia sido feito até a quarta-feira (2). “Também entramos com um pedido de liminar para retirar os invasores, mas até agora nada. Eles estão com armas no acampamento e diariamente disparam para nos amedrontar", denunciou.


Fonte: G1 MT


Mato Grosso - 28/03/2024

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo MT Cidadão e site do Detran

A renovação deve ser feita até 30 dias após vencimento do documento

Mato Grosso - 27/03/2024

Governo de MT lança novo sistema CAR Digital para agilizar análise dos cadastros de imóveis rurais

Sistema utiliza tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o Cadastro Ambiental Rural

Mato Grosso - 25/03/2024

Reeducandos confeccionam 50 mil uniformes para escolas militares e do sistema prisional

Iniciativa ocorre através de um termo de cooperação entre Sesp, Funac e Seduc

Mato Grosso - 22/03/2024

PIB de Mato Grosso cresceu três vezes mais que o do país em 2023

Os dados são do relatório Resenha Regional do Banco do Brasil, divulgado neste mês de março

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-03-28 18:50:03' and cat='26' and cod_mega!='1990' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!