Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Casos de suicídio crescem 53% em Mato Grosso em 2016

Nos doze meses de 2015, houve 109 casos no Estado, o que dá uma média inferior a dez por mês

MATO GROSSO | 24/05/2016 - 06:00:02

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) registrou, até abril deste ano, 60 casos de suicídio no Estado, o que dá uma média de 15 por mês.

O dado revela um aumento superior a 50% na média mensal, se comparado com os números do ano passado. Nos doze meses de 2015, houve 109 casos no Estado, o que dá uma média inferior a dez por mês. 

Num intervalo de dez dias, a Polícia Civil registrou quatro suicídios na região metropolitana de Cuiabá, durante os últimos dias.

De acordo com estudos, o principal meio de se tirar a própria vida continua sendo o enforcamento. O índice é de que três homens para cada duas mulheres cometam suicídio. A taxa de mulheres adultas e jovens, porém, tem aumentado.

Tabu

O tema ainda é tratado como um tabu entre as pessoas e até mesmo profissionais da área médica. Tudo porque muitos psiquiatras acham que perguntar à pessoa se ela pensa em se matar já pode induzi-la a cometer o ato.

A psiquiatra Andréa Fetter Torraca, de 42 anos, que lida com pacientes com depressão (principal causa de suicídio) todos os dias, discorda e incentiva as pessoas a não tratar a doença como “frescura” ou uma atitude covarde.

Em entrevista,  a médica chama atenção para os profissionais falarem mais sobre o assunto.

“O suicídio sempre existiu, mas ultimamente tem tido um aumento bem evidente, nas mais diferentes culturas. E, em cada cultura, o ato é encarado de uma forma diferente. A cada 100 pacientes no Brasil, 17 tiveram pensamentos suicidas, cinco têm planos de se suicidar, três tentam e somente um é atendido no pronto-socorro”, disse.

“Na maioria das vezes o paciente procura ajuda e os próprios profissionais acham que estão manipulando, ou que é frescura, e que se trata apenas de uma atitude covarde. O desejo de suicídio não é frescura. Se não soubermos o que a pessoa está pensando, não teremos como ajudar. Os profissionais, principalmente nos pronto-socorros, têm dificuldade em perguntar se a pessoa tem pensamentos suicidas. Isso deve ser investigado e ser tratado para que não aconteça o pior. Só assim conseguiremos diminuir o número de casos. É um problema de saúde pública”, disse.

Depressão

A pessoa que pensa em atentar contra a própria vida quer acabar com algum tipo de sofrimento.  Na grande maioria das vezes, o suicídio é ocasionado pela depressão.

A depressão é uma doença provocada por alterações de neurotransmissores em algumas áreas do cérebro, levando a pessoa a ter certos sintomas, como: alterações no sono, perda de apetite, perda no prazer em realizar atividades do dia-a-dia. A pessoa simplesmente não tem disposição para fazer nada. A parte cognitiva de pensamento também se altera, o indivíduo não consegue se concentrar ou tomar decisões próprias. E em casos mais graves cometer um ato suicida.

Segundo Fetter, até 10% da população geral vai ter depressão em algum episódio da vida. Ela pode ser desencadeada por vários fatores sociais, psicológicos e genéticos.

“Nem todo suicídio é só desencadeado por depressão. Existem estudos mostrando que 92% a 100% dos comportamentos suicidas estão relacionados a transtornos mentais. Os mais comuns são os transtornos de humor: bipolaridade, o abuso de substâncias e a esquizofrenia. Em alguns casos que não psiquiátricos, existem também as doenças incapacitantes, desfigurantes, perenes da vida. As dores crônicas também podem contribuir para um comportamento suicida”, explicou.

Sinais de alerta

Os familiares e amigos do círculo de uma pessoa que suspeitam que podem estar com depressão devem ficar atentos a alguns sinais de alerta, como o abandono das atividades, instabilidade emocional, agitação ou irritabilidade, consumo de álcool, drogas e a mudança drástica no comportamento.

Alem desses sinais de alerta, a médica afirma que existem sempre três perguntas necessárias: Você tem planos para o futuro? A vida vale a pena ser vivida? Se a morte viesse agora, ela seria bem vinda?

"A Associação Brasileira de Psiquiatria elaborou uma cartilha para combater o suicídio junto com o Conselho Federal de Medicina. Os pronto-socorros em geral têm que estarem habilitados e treinados para isso, juntamente com as assistências psiquiátricas”, disse.

A psiquiatra afirma ainda que, na maioria das vezes, o que acontece que é a nossa realidade com relação a suicídio é diferente, uma vez que existem poucos profissionais na rede pública para atender doença comum, o que dirá para orientar pacientes que tendem a se suicidar.

“Diante da nossa realidade, a família fica com o papel importante de estar sempre atenta. O apoio familiar é muito importante, até mesmo se chegar a internar algum ente querido”, explicou.

Prevenção

É importante saber que quanto mais informações sobre o suicídio forem divulgadas, maiores as chances da pessoa não cometer o ato de tirar a própria vida.

Andréa ressalta alguns pontos que podem ser significamente importantes na vida de uma pessoa, promovendo qualidade de vida, educação, proteção e recuperação de saúde.

“Quanto mais as pessoas souberem sobre o assunto, através de ações de comunicação e informações de que o suicídio pode ser prevenido, mais chances de combater as mortes vai haver. Temos que falar mais sobre o assunto, isso é um tabu que precisa ser quebrado pela sociedade”, disse.

“Essa cartilha sobre o suicídio devia ser distribuída, assim com certeza já estaria ajudando. O que vai levar a diminuição nos casos são informação e esclarecimentos. Tudo isso já deixaria a pessoa mais atenta”, afirmou.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Mato Grosso oferece apoio 24 horas pelo 141 (Cuiabá e Várzea Grande) e (65) 3321-4111 (interior de Mato Grosso).


Fonte: Mídia News


GOVERNO - 18/04/2024

Governador reforça defesa da perda de terra para quem desmatar ilegalmente

De acordo com o governador, a legislação brasileira é frouxa e não tem sido capaz de coibir a prática dos crimes ambientais.

Mato Grosso - 16/04/2024

Venda da carne mato-grossense no exterior aumenta 25% mas preço cai 5%

China mantém-se como principal compradora; preços de boi gordo são sustentados

Mato Grosso - 11/04/2024

MT ultrapassa meta do PNAE na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar

Atualmente, 34,8% dos recursos de fundo nacional é usado para comprar alimentos da produção familiar

Mato Grosso - 10/04/2024

Boletos do IPVA 2024 podem ser gerados antes do prazo de vencimento

Imposto vence no mês de maio e pode ser pago à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes

Ver todos

SELECT * FROM mega_noticias WHERE status > '1' and publicacao <= '2024-04-19 14:28:29' and cat='26' and cod_mega!='2610' ORDER BY publicacao DESC limit 4


Quer receber as notícias do Gaúcha News no seu e-mail? Cadastre-se!